Menu

12/08/2021, 09:58

Cortina de Fumaça

Voto impresso derrubado na Câmara e arquivado, assunto encerrado. Agora, vamos tratar de outros mais importantes para o país, como a redução do desemprego, da fome, do desmatamento e queimadas… Certo? Errado.
A pauta só se estendeu tanto, porque Arthur Lira tomou a esdrúxula decisão de levá-lo ao plenário mesmo após sua derrota na comissão interna responsável,  com a condição de que Bolsonaro aceitasse o resultado. Porém, ontem mesmo, a promessa já foi quebrada e os ataques continuaram. Afinal, essa pauta é cara ao governo, não porque o presidente esteja preocupado com a lisura das eleições, mas, porque, além de servir para ofuscar outros temas mais críticos, ainda oferece argumento, caso 2022 confirme as pesquisas eleitorais, para manter seus apoiadores mais empedernidos em sonora e agressiva oposição, inflamada pela falácia de fraude e roubo de votos.
O problema é que contrariar Lira não deve resultar no tão esperado impeachment, mas num maior custo de sustentação da base de apoio no congresso. E tome orçamento paralelo e tratoraço!
Se ele não muda de assunto, mudemos nós, já que, no mesmo dia, foi derrubada, no Senado, a Lei de Segurança Nacional, herança maldita do regime militar, cada vez mais acionada para reprimir opositores ao Planalto. O entulho autoritário foi descartado e os pontos que realmente defendem nossa frágil democracia, diuturnamente atacada pelo ex-capitão, foram convertidos em um novo capítulo do código penal, ao qual somaram-se itens para combater o crime de comunicação enganosa em massa. Cabe veto presidencial, mas o Congresso pode derrubar.
É mais uma dificuldade para a reeleição daquele que, conforme a ONG internacional Artigo 19, fez 1.682 declarações falsas no ano passado, mais de 4 por dia e, cuja campanha em 2018, apresentou fortes indícios de fake news.
Para completar, volta aos holofotes a CPI da COVID e, nem mesmo os cacarecos militares, desfilando numa patética tentativa de intimidar os deputados, conseguirão gerar fumaça suficiente pro tamanho da cortina que Bolsonaro vai precisar.