31/08/2021, 19:51
Bem-estar animal é o objetivo de três projetos aprovados
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa aprovou três projetos em defesa dos animais. O PL 1.588/2020 trata sobre normas preventivas ao esquecimento involuntário de animais no interior de veículos. Nesse sentido, a proposta do deputado Daniel Donizet (PL) estabelece que os estacionamentos de shoppings centers, centros comerciais, supermercados e similares deverão afixar, em suas dependências, avisos e alertas sobre o esquecimento de animais no interior de veículos. Esses alertas poderão ser expostos de forma impressa, eletrônica ou sonora, a critério do estabelecimento.
Donizet acredita que, com esses avisos, eventuais esquecimentos possam ser evitados. “Os casos de animais que foram deixados no interior de veículos geram grande comoção e revolta na sociedade, principalmente quando esse esquecimento resulta em óbito”, argumenta. Ele explica que cães e gatos não são bons em regular a temperatura corporal, uma vez que os cachorros se refrescam somente pelas patas e pela língua, enquanto os gatos possuem a maior parte das glândulas sudoríparas localizadas nas patas. Portanto, os animais são mais sensíveis às alterações climáticas.
“Em dias de verão, a temperatura dentro de um veículo é consideravelmente elevada em relação à temperatura externa, podendo, em apenas 30 minutos, a temperatura interna do veículo dobrar, quando exposto ao sol com os vidros fechados.