20/09/2021, 19:52
Comerciantes esperam aumento nas vendas para o Dia das Crianças
O Dia das Crianças se aproxima e com ele a sensação de otimismo por parte dos comerciantes do Distrito Federal. Pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF (IF) revela que a confiança do empresário com a data comemorativa aumentou mais de 400%. Com isso, a expectativa média de crescimento nas vendas é de 20,78%.
Em outubro de 2020, auge da pandemia de Covid-19 no mundo, em meio a uma série de restrições de funcionamento das lojas e sem previsão de início para a vacinação, apenas 7% dos entrevistados acreditavam que a data traria incremento às vendas no comércio.
Agora com os estabelecimentos livres para funcionar em horário integral, além da vacinação em curso, 37,75% dos lojistas preveem que as vendas serão melhores que no ano passado.
Com isso, o índice de confiança na melhora das vendas ultrapassa a marca registrada em 2019, que era de 37,20%. De acordo com a série histórica, a expectativa vinha caindo desde 2017 e só agora voltou a subir. Apenas 0,5% dos entrevistados acham que a data trará prejuízos. Na série histórica, esse é o menor índice negativo já registrado.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, avalia que o movimento é de retomada na economia. “Já prevíamos esse cenário. Em agosto tivemos algo parecido com aumento da confiança do empresário atrelado ao Dia dos Pais. Agora seguimos confiantes em um segundo semestre de 2021 parecido com o segundo semestre de 2019, com recuperação dos empregos e alta nas vendas, tanto no Dia das Crianças, quanto no Natal”, afirma.