Menu

21/09/2021, 12:10

Espaço Renato Russo exibe xilogravuras e resistência

O Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), na 508 Sul, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), abre duas exposições na sexta-feira (24). O artista potiguar Valdério Costa apresenta 30 xilogravuras, entre matrizes e gravuras impressas. Na exposição multimídia “Belarus: A democracia tem rosto de mulher”, o público terá contato com a resistência feminina no país da Europa oriental em 53 fotos, pelas lentes de três mulheres e dois homens, uma instalação e dois documentários.

XILOGRAVURAS

Valdério explica que a xilografia é uma técnica muita antiga de reprodução de imagens impressas a partir de matriz em madeira entalhada, na qual o alto relevo faz o entintamento no papel ou em outro suporte. “É uma linguagem artística que requer o conhecimento de desenho, a precisão no entalhe e o domínio da impressão, que pode ser feita com uma prensa ou com a pressão de materiais diversos”.

Graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB) e professor de Artes Visuais e História da Arte da Secretaria de Educação do DF, o também poeta defende que a xilogravura é uma arte autônoma, ainda que seja frequentemente associada à literatura de cordel.

“Uma frase atribuída a Tolstói afirma que, quando você representa a sua aldeia, evoca o universal. Creio que a minha produção artística é a representação da minha aldeia. Ela está nas minhas recordações da infância, nas histórias e músicas que ouvi, nos livros e cordéis que li, nas imagens que guardo. Minha aldeia é o mar, o sertão e a urbe também”, poetiza.