Menu

30/09/2021, 19:42

Arniqueira recebe 500 aprendizes do Renova-DF

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) abriu seleção para exposição e comercialização de artesanato no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Riacho Fundo II no período de 18 de outubro de 2021 a 18 de janeiro de 2022. Estão previstas dez vagas para artesão e cinco para manualistas. “Eu busquei uma oportunidade para crescer. Mesmo quando acabar o curso, pretendo continuar me aperfeiçoando na área que escolhe aprender, a da serralheria”, contou Carlos Eduardo. “Eu estava totalmente sem renda e, agora, vou poder ajudar em casa”, comemorou o morador da Estrutural.

Colega de curso de Carlos Eduardo, Taís Conceição, 20 anos, também está contente com o início das aulas. “Estou ansiosa para aprender sobre serralheria e tenho certeza que essa oportunidade vai ajudar no meu futuro, para encontrar um trabalho”, afirmou ela, que também é moradora da Estrutural.

Durante o lançamento do programa, que ocorreu na praça Vila Velha, o secretário de Governo, José Humberto Pires, destacou a importância da inciativa. “O Renova-DF nasceu para transformar as nossas cidades e a esperança das pessoas. Vocês estão aqui hoje porque acreditam em dias melhores e isso acontecerá. Uma oportunidade de trabalho pode transformar a vida de uma pessoa e espero que isso aconteça com vocês”, ressaltou. O secretário de Trabalho, Thales Mendes, lembrou que a cidade está passando por um processo de regularização. “O Renova-DF vem para dar acompanhamento e reforço para que as pessoas fiquem mais satisfeitas, que a região está melhorando de verdade. O programa vem para contribuir com as ações que já começaram a ser feitas pelo governo”, salientou. “A população está muito feliz. Há muito tempo que não se fazia nada pela cidade”, lembrou a administradora de Arniqueira, Telma Rufino. “Amanhã a cidade completa 2 anos desde sua criação e hoje os moradores já começaram a receber os presentes, como é o caso desse programa”, comemorou a responsável pela cidade. O presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Rafael Prudente, parabenizou a iniciativa do governo local. “É um trabalho integrado entre o GDF e a CLDF. Esse é o nosso papel: fazer mais, votar mais, para dar respostas que a sociedade precisa. Parabéns a Secretaria de Trabalho e todo o governo”, elogiou.

Os alunos participam de uma formação de três meses com 20 horas semanais. Eles têm aulas teóricas e práticas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro. Nas aulas práticas, os estudantes realizam a recuperação de quadras poliesportivas, praças, parquinhos infantis, parques, pontos de encontro comunitário.