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03/10/2021, 18:27

Um novo olhar sobre a moda da capital do Brasil

A moda é a melhor definição de representatividade da sociedade e de suas amplas formas de desenvolvimento social. O mercado de moda é um dos que mais empregam mulheres ao redor do mundo e o que melhor imprime qualidades de empreendedorismo e de economia criativa e sustentável. Por isso a realização do evento PROGRAMA COLLECTIONS BRASÍLIA tem o intuito de promover o Distrito Federal como um grande polo de negócios e empreendedorismo.

Com números crescentes, o setor de moda brasiliense, aí incluídos os de vestuário profissional e mercado de produtos de luxo tendem a crescer. Sob a ótica de que, o brasiliense já consome produtos locais, nacionais e internacionais, a indústria da moda necessita de ações que divulguem e valorizem o que é feito em Brasília, e que pode ganhar mercados em diversos lugares do país e do mundo.

Dessa forma, o programa tem por principal intuito promover e elevar a produção local em torno de áreas de atuação designadas pelo setor produtivo e criativo ligado à moda, cultura, turismo e entretenimento, além de uma interação direta entre público consumidor, compradores, varejistas, instituições de prestação de serviço em educação, saúde e segurança, assim como indústrias e comércio de grandes empresas do setor produtivo.

O viés que conduz o projeto é o de acelerar o desenvolvimento e melhoria do desempenho de criação e produção das marcas originalmente brasilienses e que agreguem valor ao setor produtivo local e, consequentemente, a imagem do DF.

Depois da apresentação do Uniforms Collections, no dia 29 de setembro, transmitido, ao vivo, no canal do youtube da #collectionsbrasília, agora é a vez do desfile da Spring Collections , no dia 6 de outubro. Durante dez dias, dez grifes candangas – Zinc, Guilda, Rostand, Jukaf, Ponto 1 , Louback, Ki Graça, Lu Garcia, Artesanato BSB e Confraria- fizeram de pontos turísticos de Brasília, uma passarela. Os desfiles foram filmados na Torre de TV, Parque da Cidade, Concha Acústica, MAB, SQS 308, Funarte, Museu Vivo da Memória Candanga, Foyer do Teatro Nacional, Museu da República e Memorial JK. “O sucesso das marcas brasilienses passam pelo Collection Brasília, que tem como objetivo maior divulgar o melhor do segmento da moda do Distrito Federal”, afirma Walquiria Pereira Aires, presidente do Sindiveste.

Para o idealizador e produtor executivo do evento, o jornalista e consultor de moda Fernando Lackman, esse é um momento de adaptação e no mercado da moda não está sendo diferente. “O virtual virou uma realidade bem palpável, no sentido de ser a melhor alternativa para que as marcas possam continuar a serem vistas pelo público consumidor de moda. Tudo pode se converter em vídeos, fotos, áudios e, dessa forma, se transformarem em ferramentas para as marcas antenadas com essa nova realidade. Em breve será possível assistir aos desfiles presencialmente, bem pertinho dos modelos. Por enquanto, o contentamento se faz necessário e o virtual e on-line estão aí para isso”, diz Fernando.

E para que tudo isso fosse possível, uma equipe de cerca de 350 profissionais, das mais diferentes áreas, como cabelereiros, maquiadores, fotógrafos, produtores, modelos, técnicos em sonoplastia, iluminação, cenógrafos, entre outros, trabalham nos bastidores para produzir os desfiles virtuais, como se eles fossem acontecer presencialmente.

O projeto Collections Brasília colocou a moda e o turismo de mãos dadas, no intuito de divulgar a nossa capital, não só como a cidade de arquitetura modernista, mas, também, como um celeiro de marcas que tem em seu DNA, os traços, as cores, linhas e formas, que tanto encantam os visitantes que vêm à Brasília.  “Moda também é turismo, é economia criativa, é atração para negócios. Brasília é considerada cidade criativa do design pela Unesco. É o quarto destino preferido entre os brasileiros. Ser um grande mercado de moda é constituir também um grande atrativo turístico. Agora, com a retomada da economia no pós-pandemia, a previsão de crescimento do segmento de vestuário para o segundo semestre no DF, é de 12% de acordo com balanço recente feito pelo Sindivarejista. Tudo isso favorece as estratégias e os projetos de economia criativa”, avalia a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. E Para viabilizar essa maratona, uma grande carreta do Senai, parceiro do evento, fará o transporte e também servirá de backstage  nessa missão fashion.

O projeto COLLECTIONS BRASÍLIA é uma realização da Associação Semper Fidelis e Sindiveste, realizado com apoio da Setur- SECRETARIA DE Turismo do Distrito Federal, por meio de um termo de fomento, do Sebrae DF- Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Financeira BRB. O evento conta ainda com parceiros como Fibra- Federação das Indústrias do Distrito Federal e Senai- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Instituições que investem e entendem a importância de como um evento, deste porte, fortalece o setor, apresentando ao público consumidor produtos com identidade, qualidade e com um bom custo-benefício.