Menu

02/12/2021, 20:05

Acordo beneficiará 946 mil mulheres da zona rural e de comunidades tradicionais

Cerca de 946 mil mulheres que residem em zonas rurais e de comunidades tradicionais poderão ser beneficiadas por ações previstas em um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quarta-feira (1º). A parceria prevê cursos de capacitação e outras iniciativas com foco na promoção da dignidade e da autonomia econômica, por meio do projeto-piloto Qualifica Mulher.

Durante a cerimônia de assinatura do ACT, a ministra Damares Alves destacou a iniciativa como mais um dispositivo para a proteção da população feminina. “Queremos que o Brasil seja o melhor país do mundo para nascer mulher e cuidar da mulher também é qualificá-la”, ressaltou.

Segundo dados do último Censo Agropecuário, o Brasil possui 76,9 mil estabelecimentos da agricultura familiar chefiados por mulheres. O número foi um dos destaques da secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto. “Sabemos que a presença das mulheres na agricultura familiar tem aumentado ao longo dos anos e é importante dar a elas mais visibilidade e oportunidade de crescimento”, completou.

Representante da Conab, o diretor-executivo de gestão de pessoas, Bruno Cordeiro, agradeceu a parceria e reforçou o compromisso da instituição em dar suporte às populações vulneráveis. “A Conab esteve e sempre estará à disposição de parcerias, que são importantes para que as nossas ações sejam levadas especificamente e notadamente àqueles que mais precisam”, concluiu.

Resposta a tragédia

No evento, foi lembrada a explosão de uma fábrica de fogos no município de Santo Antônio de Jesus (BA), em dezembro de 1998. Os representantes do ministério destacaram ação conjunta da SNPM e da Assessoria Internacional para desenvolver, no município, ações do Qualifica Mulher que vão auxiliar na inserção no mercado de trabalho e possibilitar a criação de alternativas econômicas para os atingidos pela tragédia.

A iniciativa dá cumprimento à sentença internacional da Corte Interamericana de Direitos Humanos. O prefeito da cidade, Genival Deolino, participou da solenidade, por videoconferência. “Agradeço todo apoio do Governo Federal. Essa parceria vai promover o desenvolvimento social e econômico das mulheres rurais de Santo Antônio de Jesus”, finalizou o gestor.