21/12/2021, 21:19
Quer casar no verão? Saiba 5 dicas para a troca de alianças na praia ou campo
Sol, sombra, água fresca… e um casamento que é um verdadeiro sonho de verão. A estação mais quente do ano está batendo à porta e, com ela, chegam as celebrações de matrimônio em praias e cenários campestres. A proposta é linda, mas os cuidados devem ser redobrados para que tudo ocorra bem no “grande dia”.
Que tal conferir cinco dicas de quem entende do assunto? Pedro Marra Cerimonial, profissional com referência no mercado nupcial em Brasília (DF) e Florianópolis (SC), elencou sugestões para quem sonha em trocar alianças ouvindo o som das ondas do mar, ou o canto dos pássaros no campo.
“As noivas costumam fugir dos meses mais frios, mas esquecem que o verão traz também um clima instável que pode ter muito sol e muita chuva”, comenta o profissional. “Casar na praia é lindo, mas é preciso levar em consideração o conforto dos convidados: areia, vento e tudo mais podem influenciar o resultado final.”
- Antecedência sempre
O fim do ano é marcado pelas férias de muita gente. Isso pode incluir os fornecedores! Por isso, um planejamento bem antecipado é sempre bem-vindo. A depender da praia ou parque que você escolher para se casar, uma autorização do governo local ou de quem possui a propriedade, se for o caso, pode ser necessária.
No caso de casamentos na modalidade “destination wedding”, quando o casal oferece uma experiência aos convidados em algum destino específico, a antecedência também é importante para que os convidados se organizem.
- Tenha um plano B à prova da natureza
Dependendo da região onde você mora, os meses entre o fim e o começo de cada ano são marcados por alguns dias nublados ou chuvas que surgem de repente. Olhando por esse lado, é importante se planejar e ter uma tenda à disposição caso a cerimônia seja ao ar livre.
Por falar em tempo: pense no vento. Escolha itens decorativos pesados, para evitar que voem quando surgir uma brisa mais forte, como vasos com flores e suportes para guardanapos, por exemplo. Vale, também, apostar em cadeiras e outros tipos de adereços que sejam fáceis de limpar. Se possível, teste toda a aparelhagem eletrônica no dia anterior.
- Se for na praia, fique de olho na maré
Para a cerimônia perfeita, os sonhos devem caminhar junto com a realidade. Por isso, se o seu é casar na areia da praia, fique de olho nos horários das marés e monte toda a estrutura em um local que fique seguro mesmo durante a maré alta. Uma pesquisa prévia nesse sentido é fundamental.
“Quando fazemos casamento na praia, é sempre bom contarmos com profissionais que já conhecem os locais. Em Florianópolis, por exemplo, a maioria dos nossos parceiros já acompanham a previsão do tempo e movimento das marés, e isso facilita muito a nossa boa relação com ‘São Pedro’ no grande dia”, acrescenta Pedro.
- Dress-code leve
O calor pede leveza. Portanto, o ideal é que o traje dos noivos e dos convidados dispense tecidos grossos e muitos detalhes, como bordados repletos de miçangas e adereços pesados. Roupas com tecidos fluidos e cores alegres, além do frescor da pele, vão garantir um visual alto astral e coerente com a pegada animada da estação.
Em relação à beleza da noiva, aposte em cosméticos à prova d’água e foscos, para evitar indesejados grãos de areia grudados. Ter os profissionais responsáveis por perto será uma carta na manga, para garantir os retoques quando necessário.
Até a roupa de cerimonialista, dos músicos, fotografia e filmagem fica diferente quando o casamento é na praia. Esse tipo de cerimônia pede tons mais claros, sem abrir mão da elegância.
- Boas vindas e… repelente!
Que tal preparar um kit de boas vindas para deixar seus convidados ainda mais à vontade? Se o casamento for na praia, você pode apostar em toalhas e frascos de protetor solar, por exemplo. Já nas cerimônias ao campo, é importante ficar de olho quanto à necessidade de repelentes de insetos. Essa lembrancinha prévia, além de ser um mimo para os que estarão presentes, demonstra carinho e zelo.
“Quando realizamos casamentos em Pirenópolis (GO) ou no Rio de Janeiro, por exemplo, sempre temos alguém da equipe com repelente logo na entrada. Já borrifamos em fornecedores, noivos e convidados para que todo mundo possa trabalhar e curtir a cerimônia e a festa ao ar livre, sem se preocupar com os insetos”, observa o cerimonialista.
Pedro Marra Cerimonial
Formado em publicidade, Pedro Marra Cerimonial atua no ramo nupcial desde 2011. Casamentos católicos e “destination wedding” estão entre as especialidades da plataforma Noiva e Música, criada pelo cerimonialista em 2017. Com atuação em Brasília (DF), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), a iniciativa oferece assessoria e cerimonial nupcial completo, facilitando o acesso aos melhores fornecedores e visitas técnicas a locais para cerimônia e festa.
No canal do projeto Noiva e Música no YouTube, com cerca de 480 vídeos e mais de 790 mil visualizações, Pedro se destaca pelo conteúdo voltado para o universo nupcial, com dicas e conteúdos variados. Além disso, no curso Casamento Descomplicado, disponível na plataforma Hotmart, oferece mais de 60 vídeos e materiais exclusivos, que podem ajudar o casal a fazer uma economia de até 20% no orçamento, fazendo as escolhas corretas.