06/01/2022, 20:53
2ª edição do Encontro Internacional do Choro
O Clube do Choro de Brasília realiza entre 25 e 30 de janeiro de 2022 a segunda edição do Encontro Internacional do Choro – EICHO. Em formato híbrido, a proposta é fomentar no DF um espaço de diálogo entre mestres do choro, grandes instrumentistas, pesquisadores, alunos e amantes da música popular. Ao todo dez shows e quatro choro-talks estão programados para acontecer na área externa e coberta do Clube do Choro, além de seis oficinas, duas turmas de prática em conjunto, rodas de choro e concertos entre alunos e professores nas dependências da Escola de Choro Raphael Rabello.
Todas as atividades são gratuitas, com exceção dos shows do final de semana, que têm ingressos à 60 reais (meia-entrada) por noite(informações no site do Clube do Choro).
O Encontro Internacional do Choro – EICHO é uma realização do Clube do Choro de Brasília e da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, em colaboração com a Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal. Entre terça (25) e sexta (28), o palco externo do Clube do Choro recebe um show com entrada franca por noite, sempre a partir das 20h. Na terça, o grupo Choro Livre, regional formado por Henrique Neto (violão 7 cordas), George Costa (violão 6 cordas), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (pandeiro) recebe o instrumentista Armandinho Macedo, filho de Osmar Macedo, um dos criadores do trio elétrico, muito conhecido por difundir a guitarra baiana pelo mundo.
Quarta é dia de homenagear a lendária flautista francesa radicada em Brasília – e uma das fundadoras do Clube do Choro de Brasília – Odete Ernest Dias. O show será liderado pelo violonista e compositor Jaime Ernest Dias, filho da flautista, e contará com participações especiais de músicos da cidade. Na quinta-feira, o grupo brasiliense Choro Prosa apresenta uma viagem pela história e os personagens do choro, com obras cantadas e instrumentais, executadas por Alessandra Terribili (voz), Jéssica Carvalho (pandeiro), Mariana Sardinha (cavaquinho), Thanise Silva (flauta) e Juçara Dantas (violão). Na sexta, é a vez do Face Quarteto, grupo de instrumentistas virtuosos e inovadores da nova geração formado por Victor Angeleas (bandolim de dez cordas), Márcio Marinho (cavaquinho de seis cordas), Larissa Umaytá (pandeiro) e Bruno Rejan (baixo elétrico), num show recheado de ritmos populares e arranjos inovadores e vigorosos.
De terça à sexta, sempre às 14h30, o Encontro apresenta também o choro-talks, série de rodas de conversa que aproximam alunos e interessados em música de grandes talentos do instrumental e popular brasileiro. Os estudantes e público geral têm a oportunidade de conhecer melhor e trocar experiências com o guitarrista Armandinho (dia 25), o violonista Jaime Ernest Dias (dia 26), o grupo Choro Prosa (dia 27) e a cantora mineira Paula Santoro (dia 28), todos com entrada franca. No sábado (29) e domingo (30), uma maratona de shows promete animar o final de semana do brasiliense. Únicas atividades pagas do EICHO, tem ingressos à 60 reais (meia-entrada) por dia, com vendas no site do Clube do Choro. A programação abre sempre com DJ da cidade a partir das 16h30 e se estende até às 23h nos dois dias. Sábado é dia da DJ Mica animar o evento.