27/01/2022, 19:53
É hora de reforma nas passagens subterrâneas
As 16 passagens subterrâneas do Plano Piloto, opção de travessia sob o movimentado Eixo Rodoviário (Eixão), começaram a ser recuperadas pelo GDF. Com investimento de R$ 2,1 milhões, os serviços são executados por empresa contratada pela Novacap.
Estão no contrato a reforma da rede de drenagem de águas pluviais e do piso, a limpeza das paredes e a substituição das lajotas danificadas, de corrimãos e da iluminação convencional por lâmpadas de LED – que oferecem maior visibilidade e são mais econômicas. A Novacap vai corrigir ainda as infiltrações existentes e mudar as rampas de acesso.
A limpeza começou pela Asa Norte e, em seguida, passará para a Asa Sul. Primeira quadra visitada pelos operários, a passagem subterrânea da 102 Norte teve o entulho e as tampas de bocas de lobo danificadas retirados pelos operários.
Construídos a cada duas quadras residenciais, os túneis passam sob os eixos W, L e o Eixão. O vandalismo e a sujeira deixados nas passagens incomodam muito os usuários. “O povo quebra os azulejos das paredes; soube que até lâmpadas os vândalos roubaram daqui para usar em festas”, aponta o policial aposentado Rildoaldo Santana, 70 anos. “Tenho receio de o governo recuperar e, em pouco tempo, [a depredação] acontecer de novo.”