Menu

14/01/2019, 19:48

GDF lança programa de combate à dengue

O Governo do Distrito Federal lançou um programa de combate e prevenção da dengue. O anúncio foi feito em coletiva que contou com o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, o coordenador de cidades, Gustavo Aires, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Emilson Ferreira.

O governador Ibaneis Rocha explicou que é preciso reconquistar a confiança da população para que os programas de saúde tenham sucesso. “A sociedade precisa acreditar que a saúde vai funcionar”, disse. Ele evidenciou que há lotes particulares sujos, sem acesso dos órgãos de saúde e uma resistência da população em abrir suas casas. O governador destacou também a importância das ações de atenção primária. “Doenças simples estão ocupando a rede hospitalar, isso não pode acontecer”, comentou.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, pediu às autoridades, especificamente aos administradores regionais, maior proximidade com a população. “Nada acontece sem que haja uma ação conjunta da sociedade. Estamos no período sazonal onde aumentam as notificações. Vamos combater o Aedes aegypti“, frisou o secretário.

Para acabar com essa resistência da população, o trabalho dos administradores regionais será fundamental. Eles deverão avisar os moradores sobre visitas do Corpo de Bombeiros e da Vigilância.

Câncer

Durante a apresentação dos trabalhos, o governador Ibaneis adiantou que esteve na manhã desta segunda-feira reunido com o diretor-geral do Hospital Sírio Libanês, Paulo Chapchap, e que conversaram sobre um projeto entre o Ministério e a Secretaria de Saúde para atender pessoas com câncer que estão na fila para atendimento.

Participaram da coletiva o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, coronel Emilson Santos; coordenador de Cidades, Gustavo Aires; e o coordenador nacional de Dengue, Zika, Chikungunya e Malária do Ministério da Saúde, Divino Martins.