25/04/2022, 20:25
Professor de Português oferece aulas gratuitas sobre Texto Jurídico
No Distrito Federal, até o final de 2021, mais de 138 mil pessoas estavam desempregadas, segundo pesquisa realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (CODEPLAN). Com o alto índice de desemprego, a busca pelo aperfeiçoamento profissional se torna ainda mais importante para conseguir um lugar de destaque no mercado de trabalho.
A ausência de qualificação é, sem dúvidas, um dos maiores obstáculos para quem deseja conquistar uma vaga de emprego. Segundo dados levantados pelo site brasileiro Catho, 34% dos candidatos são eliminados durante os processos seletivos por erros de gramática, 25% por falta de experiência e 10% por falta de objetivos profissionais.
Há oportunidades que ainda não foram preenchidas devido à falta de conhecimento dos candidatos em uma matéria básica do dia a dia: a Língua Portuguesa. Conforme o professor de Português, Wanderson Melo, um texto mal escrito pode eliminar o candidato ainda nas primeiras fases de seleção. Já para aqueles que estão empregados, os erros de português podem causar mal-entendidos e manchar a reputação do profissional no mercado de trabalho.
“Erros de português ferem a credibilidade do candidato. Por mais que haja sentido naquilo que se escreve (ou se diz), o erro de grafia, de concordância ou de pontuação pode fazer com que o leitor (ou ouvinte) deixe de acreditar no discurso. Por isso, é fundamental que haja atenção na escrita (e na fala) para que ela reflita efetivamente a qualidade do serviço que se propõe mostrar”, explica o professor.
Os encontros vão abordar temas como: a importância da escrita, como planejar e organizar um texto e quais as estruturas devem ser eliminadas para a realização de um texto adequado, objetivo e preciso. Quem participar, terá ainda a chance de concorrer a prêmios diversos, que serão sorteados durante as aulas.