Menu

26/04/2022, 21:37

Motocicletas garantem agilidade em atendimento pré-hospitalar

Dentre as viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um tipo destaca-se pela agilidade com que consegue chegar às ocorrências. São as motolâncias, motocicletas equipadas com material necessário para fazer o atendimento pré-hospitalar (APH), tanto clínico quanto de trauma. Elas são acionadas pelos médicos da Central de Regulação Médica de Urgências 192. Os atendimentos prestados pelas motolâncias ocorrem desde 2009 sempre em dupla, composta por técnico de enfermagem e enfermeiro. Hoje, são 10 duplas de motolâncias, totalizando 20 motocicletas disponíveis em todo o Distrito Federal.

O motivo de serem duplas é pelo fato de um material complementar o outro, ocupando dois baús carregados com desfibrilador automático (DEA), talas de imobilização, medicamentos, entre outros. O objetivo do serviço é diminuir o tempo de resposta nos atendimentos, principalmente os casos mais graves. A cobertura de duplas de moto do Samu distribui-se em todas as regiões de atendimento do DF.

  “A proposta do nosso trabalho é nos deslocar o mais rápido possível no trânsito para fazer os primeiros socorros. Dependendo do grau de gravidade da ocorrência a ambulância vai atrás para dar suporte e transportar o paciente até um hospital ou UPA”, explica o enfermeiro Raphael Martins.