31/07/2018, 00:20
Conheça pré-candidatos ao GDF
O dia de eleger o novo representante para o Distrito Federal está chegando. Durante o período, a população vai votar para os cargos de Presidente da República, senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital, além do Governador do Distrito Federal. Os partidos têm até o próximo dia 5 de agosto para definir seus candidatos e registrar as chapas que concorrerão aos cargos.
Ainda faltam definições importantes para o cenário estar cem por cento formatado para as eleições. Apenas neste fim de semana, cinco candidaturas foram divulgadas pelos partidos: Rodrigo Rollemberg (PSB), Fátima Sousa (PSol), Júlio Miragaya (PT), Antônio Guillen (PSTU) e Major Paulo Thiago Barreto (PRTB). O grupo que estava à frente nas pesquisas de intenção de votos, no entanto, ainda não definiu quem, de fato será representante. Após a desistência do ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) foi anunciada a pré-candidatura do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB), que deverá contar com Anna Christina Kubitschek no posto de vice.
Entre indecisões e desistências, muitos candidatos ao Buriti já confirmaram a pré-candidatura. Com a recente desistência de Jofran Frejat (PR), sobra a disputa do GDF para Alexandre Guerra (Novo), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSOL), Major Paulo Barreto (PRTB), Paulo Chagas (PRP), Julio Miragaya (PT), Antonio Guillen (PSTU), Ibaneis Rocha (MDB), Rogério Rosso (PSD), que ainda disputa vaga em coalisão que, em parte, apoia Izalci Lucas (PSDB), Peniel Pacheco (PDT) e o atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
Os partidos e coligações devem solicitar à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até o dia 15 de agosto. As eleições gerais estão programadas para serem realizadas em outubro.
Conheça 12 Pré-candidatos para o Governo do Distrito Federal 2018
Alexandre Guerra (Novo)
Líder da rede de restaurantes Giraffas, Alexandre Guerra tem 37 anos e é o possível candidato pelo partido NOVO. Guerra é neto do ex-senador pernambucano Marcos Freire e foi eleito em 2015 pela revista Forbes o melhor executivo do setor de alimentação do Brasil. Luta contra corrupção, busca por segurança pública e oportunidade de emprego estão entre os temas abordados por Alexandre nas mídias sociais.
Eliana Pedrosa (Pros)
Pré-candidata pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros), Eliana foi secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest). Presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que apurou denúncias de diversos tipos na saúde pública do DF. Eliana pretende retornar programas como a Cesta Verde e o Bolsa Escola.
Fátima Sousa (PSOL)
Com 57 anos de idade e graduada em enfermagem pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), Fátima é pré-candidata pelo PSOL. Conhecida como Professora Fátima, participou de projetos voltados para saúde. Nas redes sociais a pré-candidata foca na importância da saúde pública de qualidade.
Izalci Lucas (PSDB)
Deputado Federal desde 2008, Izalci tem 62 anos e está no terceiro mandato consecutivo. Também presidiu a Comissão Mista que ampliou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Izalci apresentou um dos projetos denominados escola sem partido, o de nº 867/2015.
Paulo Chagas (PRP)
Conhecido como General, Paulo Chagas é militar da reserva. É considerado parceiro de Jair Bolsonaro, devido a trajetória militar e apoio político. Em sua página social deixa claro o a rejeição ao PT. Afirma ainda ser contra a ditadura militar e ser intolerante a corrupção e ideologia de gênero nas escolas.
Rodrigo Rollemberg (PSB)
Atual governador do Distrito Federal, Rollemberg tem 59 anos e acumula experiencias políticas. Já foi Senador, Deputado Distrital e Deputado Federal. Dentre as ações é reconhecido pelo combate a grilagem de terras públicas.
Major Paulo Barreto (PRTB)
Baiano de Irecê, Paulo Thiago Barreto chegou ao DF em 2002, para fazer cursinho pré-vestibular. Em 2006, ingressou no Corpo de Bombeiros. Ele é engenheiro de incêndio e pânico, pós-graduado em administração corporativa e faz pós-gradução em processo legislativo. O pré-candidato afirmou que, apesar de ser militar, não é a favor da intervenção do Exército na política do país e que um dos principais focos da campanha será a economia DF.
Julio Miragaya (PT)
O economista Júlio Miragaya, de 61 anos, doutor em Desenvolvimento Econômico Sustentável e ex-presidente do Conselho Federal de Economia e da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Coceplan), será o candidato da Partido dos Trabalhadores (PT). “O PT sai fortalecido nesse processo e com certeza nós vamos para a disputa do segundo turno”, afirmou Miragaya no Encontro Democrático do PT-DF, realizado no último sábado (28).
Antonio Guillen (PSTU)
O professor Antônio Guillen é mestre em história e professor da rede pública do Distrito Federal há 29 anos. Ele fez parte do Sindicato dos Professores do DF, como delegado sindical. Sua militância política começou na década de 1980 na Universidade de Brasília (UnB), ao se engajar na luta contra a ditadura militar. O vice da chapa é Eduardo Zanata, também do PSTU. Zanata é assessor político de movimentos de esquerda.
Ibaneis Rocha (MDB)
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) teve pré-candidatura ao Palácio do Buriti anunciada na última semana. A vice da chapa será Anna Christina Kubitschek (PP), neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek. O ex-vice governador Tadeu Filippelli (MDB) anunciou que Ibaneis Rocha sucederá Jofran Frejat na corrida ao Palácio do Buriti.
Rogério Rosso (PSD)
Rogério Rosso tem 49 anos tem cadeira na Câmara dos Deputados e preside do PSD-DF. Entre abril e dezembro de 2010, Rosso foi governador-tampão, após a saída do então governador, José Roberto Arruda (PR), e do vice, Paulo Octávio (PP). Nascido no Rio de Janeiro, veio para Brasília ainda criança e formou-se em Direito. Antes da política, foi executivo no setor privado.
Peniel Pacheco (PDT)
O PDT do Distrito Federal deve oficializar o nome do ex-deputado distrital Peniel Pacheco ao Governo do Distrito Federal. Já há alguns meses, o partido tenta garantir um caminho para as eleições.