26/05/2022, 21:01
Força-tarefa combate a dengue em Santa Maria
Uma grande ação integrada de saúde envolvendo vários órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) foi realizada em Santa Maria. Ao todo, mais de 100 servidores da administração regional local e do Gama, agentes da Vigilância Ambiental, o DF Legal e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) participaram do evento, que contou também com testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite B/C, além de vacinação antirrábica.
O encontro foi articulado pelo Geiplansul – Grupos Executivos Intersetoriais de Gestão do Plano de Prevenção, sob coordenação de Maria Aparecida Ribeiro Gama. “Somos a principal ferramenta de articulação, mobilização e de integração do território da comunidade com os órgãos intersetoriais e a sociedade civil”, explica ela. “É todo mundo junto em um espaço de quatro horas. É a mesma rotina de trabalho desses profissionais da área de saúde em um pacto maior, para as pessoas conhecerem o serviço público que temos.” As equipes da comitiva passaram pelos bairros Setor Habitacional Ribeirão, Etapa 5, Quadra 6, Área Especial nº 21, além do Condomínio Porto Rico. Grupos de agentes da Vigilância Ambiental saíram, de porta em porta, não apenas alertando os moradores sobre vistorias no quintal, mas também combatendo a proliferação de larvas e mosquitos com inspeções, aplicações focais de pequenas quantidades de larvicidas e uso do tradicional fumacê. “No DF, os casos de dengue são uma realidade.
Então, sempre temos que fazer essas ações para conscientizar as pessoas, buscando a prevenção”, salientou o superintendente da Região de Saúde Sul – que engloba Gama e Santa Maria –, Roberto Reis Ferreira Cortes. “A melhor forma de combater a dengue é a conscientização da população”, reforçou o servidor. O trabalho de combate ao Aedes aegypti no DF ocorre, diariamente, o ano inteiro pelo GDF.