30/05/2022, 20:57
Nova Frente Parlamentar é lançada na CLDF
Com audiência pública no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua. A audiência, de iniciativa da deputada Arlete Sampaio (PT), contou com a presença de representantes do movimento da população em situação de rua, da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Ministério Público e Territórios do DF, e de outras instituições. A Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua é composta pelos deputados distritais Arlete Sampaio (PT), Leandro Grass (PV), Fábio Félix (Psol), Cláudio Abrantes (PSD), Delmasso (Republicanos) e pela deputada federal Erika Kokay (PT).
Joana Bazílio, representante do Movimento População em Situação de Rua do DF, questionou o porquê da população vulnerável não receber um tratamento digno e as razões pelas quais esse apoio seja apenas assistencialista. “A população em situação de rua também passou por pandemia, nós já somos invisíveis no cotidiano, imagine na pandemia. Não é só assistencialismo, a gente quer ter direito a educação, a moradia, trabalho digno, ter direito a viver numa sociedade digna, ter uma vida digna.”
Ana Paula Marra, representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, destacou a importância de implementar diferentes serviços, para que a população em situação de rua possa ser atendida em sua individualidade.