15/06/2022, 16:25
Oportunidade para artista do DF participar de evento em Portugal
Um artista visual do Distrito Federal terá a oportunidade de participar de uma residência artística na cidade do Porto, em Portugal, entre setembro e outubro deste ano. A iniciativa é parte das ações para celebrar Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas em 2022 e foi proposta pelo Coliseu Porto Ageas e o Instituto Camões do Brasil, órgãos do governo português, com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e do Escritório de Assuntos Internacionais do DF. As inscrições para a chamada pública começaram nesta quarta-feira (15).
Integrante da Plataforma InResidence, financiada pela Câmara Municipal do Porto, a residência artística também celebra o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. Poderão participar profissionais com atuação nas áreas de desenho, pintura, escultura, fotografia, joalheria ou outras artes visuais, e que residam no DF há pelo menos três anos. O artista contemplado contará com deslocamento, hospedagem, apoio técnico, de produção e comunicação, além de cachê no valor de 2 mil euros.
A residência artística ocorrerá na cidade do Porto, no noroeste de Portugal, entre 15 de setembro e 15 de novembro – prazo final para que o artista selecionado apresente relatório da ação realizada, incluindo proposta de partilha e divulgação no Porto e em Brasília dos resultados da experiência artística, que pode ou não ter caráter expositivo, conforme a natureza da obra desenvolvida.