Menu

12/08/2022, 09:00

Projeto Sista Mafia oferece oficinas gratuitas de Hip Hop e Break no Centro de Dança do DF

Aulas de Hip Hop e Break serão realizadas de forma gratuita no Centro de Dança do Distrito Federal. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site: www.sistamafia.com .O início das aulas será dia 23/08 e a duração é de três meses. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC e as vagas são limitadas.

Sista Mafia é uma rede de apoio voltada para as danças urbanas. Idealizado em 2020 por Érica Correia, é um grupo exclusivamente de mulheres e foi criado para incentivo à inclusão delas na cena Hip Hop. Atuando como grupo de estudos, formação de dançarinas, trabalhos coreográficos, competições, mostras e batalhas individuais ou em grupo, além de idealizar e produzir projetos sociais e eventos voltados para dança, fortalecendo a identidade feminina na cultura Hip Hop em Brasília.

O grupo é formado pelas dançarinas: Érica Correia, Laís Costa, Bianca Correia, Carolina Antunes, Samita Ilê e Rebeca Carvalho, todas ativas e reconhecidas na cena e cultura Hip Hop do DF. Elas ganharam vários títulos, tiveram participações em shows, clipes, eventos, aulas para crianças, jovens e adultos. Foram juradas em batalhas e mostras de dança dentro e fora de Brasília.

“O coletivo Sista Mafia une diferentes experiências e conhecimentos, desde o Hip Hop Oldschool, Hip Hop Newschool, Dancehall, House Dance, Dança Afro, Bgirling, Pole Dance, Popping Waacking, dentre outras estéticas”, destaca a idealizadora, Érica Correia. De acordo com ela, a ideia é abrir espaço para que a mulher fortaleça sua presença na cultura Hip Hop.

Hip Hop – O Hip Hop é um movimento cultural que surgiu nas periferias dos grandes centros urbanos onde ainda é possível encontrar o machismo e a mulher é tratada como inferior em termos técnicos e artísticos. Com o decorrer dos anos, desde o surgimento da cultura Hip Hop, surgem grupos de rappers, bgirls e grafiteiras que vão reivindicar seus direitos e fazer denúncias da discriminação que sofrem através da arte.

“Por isso se faz tão necessário grupos e coletivos artísticos femininos. Afinal, dentro das danças urbanas e cultura Hip Hop é comum o discurso machista de que quando uma mulher dança com qualidade, força e agressividade, ela estaria dançando ‘como homem’. Termo e pensamento que precisam ser combatidos e abandonados”, reforçam Correia.

As aulas de Hip Hop acontecerão a partir do dia 23 de agosto as terças e quintas-feiras, das 10 às 11h, e as quartas-feiras, das 19h às 21h. As aulas de Break serão realizadas as sextas-feiras, das 18h às 20h. As aulas são destinadas para todos os gêneros, sem nenhum tipo de distinção, para o público iniciante ou que já teve contato com alguma estética de dança.

Serviço:  Projeto Sista Mafia oferece oficinas gratuitas de Hip Hop e Break no Centro de Dança do DF

Aulas de Hip Hop e Break

Local: Centro de Dança do DF.

Púbico alvo: A partir de 12 anos de idade.

Inscrições: Site: www.sistamafia.com

Início das aulas: dia 23/08 e duração de três meses.

 Fotografia: Augusto Valadares.