23/01/2019, 17:32
Delegação palestina em Brasília
por Isabel Almeida
O embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, recebe na próxima segunda-feira (28), na embaixada, líderes cristãos palestinos. A delegação vem ao Brasil para debater juntamente com os líderes cristãos brasileiros sobre a atual conjuntura política e o relacionamento entre os dois países. A ideia do grupo é compartilhar com os brasileiros as realidades na Terra Santa e convidá-los para engajar na paz e reconciliação no Oriente Médio, especialmente no que diz respeito ao conflito palestino-israelense.
Novo embaixador da República do Peru
O governo brasileiro concedeu no dia 21 de janeiro, carta credencial ao novo representante do Peru no Brasil. O diplomata Javier Raúl Martín Yépez Verdegue assume o lugar do antecessor, Vicente Rojas.
Discurso surpresa
Em discurso para a abertura do Fórum Econômico Mundial de Davos 2019, na Suíça, o presidente Jair Messias Bolsonaro surpreendeu a plateia com a mudança de tom sobre a questão ambiental. Demonstrou sua preocupação em relação a sustentabilidade e a questão climática ao dizer que e a agricultura e o meio ambiente devem andar juntos. E foi mais além, assumiu o compromisso com a redução de CO2 e surpreendeu a todos ao dizer que por ora o Brasil não vai deixar o Acordo de Paris sobre o clima.
Mídia estrangeira destaca discurso de Bolsonaro
E não foi só os líderes mundiais e investidores mais poderosos do mundo que Bolsonaro se destacou. A imprensa estrangeira o elegeu como estrela de Davos. Os jornais da Europa e Estados Unidos aprovaram seu discurso. Bolsonaro estimulou os investidores a apostarem num novo Brasil livre de corrupção e se comprometeu com a abertura comercial e econômica da maior economia latino-americana.
Incógnita
O Brasil foi pego de surpresa com a decisão da Arábia Saudita em suspender a importação de carne de frango de 33 frigoríficos. Dos 58 frigoríficos habilitados pelo Ministério da Agricultura para exportar ao país, somente 25 foram autorizados. Os especialistas do setor ainda não sabem ao certo qual é o real motivo da suspensão, alguns argumentam que pode ter sido a visita técnica de uma missão árabe no ano passado nas instalações dos frigoríficos; outros, que o país está diminuindo a importação do alimento por questões internas, mas alguns acreditam que o real motivo do país é pressionar o governo brasileiro a não transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. Enquanto isso, os exportadores sofrem enormes prejuízos.
Tags: mundo diplomatico