Menu

10/09/2022, 12:31

Dia Universal da Libras reforça necessidade de inclusão social e educacional

Hoje é comemorado o Dia Universal da Libras, ou Dia Mundial da Língua de Sinais. A data visa promover o respeito e a valorização da Língua de Sinais nos mais diversos países, inclusive no Brasil. A população de surdos é de mais de 9 milhões de pessoas em todo o país, portanto, a linguagem de sinais assegura uma comunicação completa e integral para essa comunidade.

A Fenapestalozzi, na condição de primeiro movimento na área da pessoa com deficiência, defende que o aprendizado da língua de sinais por todos promove o respeito e a inclusão à comunidade surda. Nas associações filiadas à federação, em todo país, são atendidas centenas de pessoas entre crianças e adultos surdos.

Engana-se quem pensa que a língua de sinais é algo de interesse exclusivo dos surdos ou de quem convive e trabalha com eles, ela é uma língua natural e que deve ser aprendida por todo indivíduo. Inclusive, no Brasil desde 2002, a Libras foi reconhecida pela Lei nº 10.436 como meio legal de comunicação e expressão, e entidades de apoio a pessoas com deficiência lutam para que seja reconhecida como segunda língua oficial do país.

“Aumentar a conscientização sobre a importância da língua de sinais para a inclusão das pessoas surdas e incentivar o seu uso é justamente a principal proposta do Dia Internacional da Língua de Sinais. Como federação que atua na defesa das PCDs, acredito que ainda temos um longo caminho a trilhar para conquistar uma comunicação inclusiva”, comenta a presidente da Fenapestalozzi, Ester Alves Pacheco.

Neste mês também é comemorado o Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. Em 2011, aconteceu em Brasília uma manifestação nacional em defesa das escolas bilíngues para surdos, visando a defesa por um ensino gratuito e de qualidade que utilize a Libras como primeira língua e língua de instrução. Diante da notoriedade dessa manifestação, a Comunidade Surda de outros Estados passou a se organizar e, a partir deste ano, temos hoje em dia o Setembro Azul.

Sobre a Fenapestalozzi – Fundada em 28 de agosto 1970, a Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi) é uma associação civil de direito privado, sem fins econômicos, que visa a defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades assim como suas famílias, atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, entre outras.

A Federação Nacional representa o Movimento Pestalozziano e tem por finalidade integrar as 235 afiliadas que estão presentes nas 5 regiões do país distribuídas em 20 estados e no Distrito Federal. Juntando esforços, por meio das Associações Pestalozzi, é possível implementar medidas técnicas, científicas e administrativas em todo território nacional, com o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência condições para o exercício pleno de seus direitos como cidadãos comuns.

A federação visa garantir os direitos das pessoas com deficiência e luta diariamente por ações sociais e políticas públicas que interajam e desenvolvam a autonomia e independência dessas pessoas, capacitando-os para o futuro.