01/10/2022, 17:19
“Tocando de ouvido: reflexões sobre música e som” é uma conversa intimista com Peter Brook
por Felipe Lucchesi
Colunista: Felipe Lucchesi
Você gosta de ser “tocado” pela Arte? Então gosta também de boas histórias.
“Tocando de ouvido: reflexões sobre música e som” é um livro (que integra a “trilogia das reflexões”), publicado pela Edições Sesc São Paulo, contendo histórias do saudoso e talentoso, Peter Brook.
Em tom intimista, o Artista narra histórias vividas por ele, percorrendo bastidores, questionando “regras” e encantando o leitor com o melhor da Arte.
Se você já fez aulas de teatro ou música, certamente já ouviu muitos professores e professoras falarem sobre Peter Brook.
Caso ainda não o conheça, a obra é uma grande oportunidade de conhecer alguém que deixou um legado importante na trajetória da cena musical, cinematográfica, teatral e diversos outros meios, afinal, a Arte para ele era tão importante quanto o oxigênio que inspirava.
A trajetória de Brook
Peter Brook é um dos diretores teatrais mais conhecidos do mundo. Destacam-se, numa carreira repleta de realizações notáveis, suas montagens de Tito Andrônico (1995), com Laurence Olivier, Rei Lear (1962), com Paul Scofield, Marat/Sade (1964), e Sonho de uma noite de verão (1970), todas para a Royal Shakespeare Company.
Depois de se mudar para Paris e fundar o Centre International de Recherche Théâtrale (Centro Internacional de Pesquisa Teatral) em 1970 e o Centre International de Créations Théâtrales (Centro Internacional de Criação Teatral), com o qual reabriu o Théâtre des Bouffes du Nord, em 1974, ele produziu uma série de eventos que alargaram as fronteiras do teatro, como A conferência dos pássaros (1976), Os iks (1975), Mahabharata (1985) e A tragédia de Carmen (1981), para citar apenas alguns. Seus filmes incluem O senhor das moscas (1963), Rei Lear (1970), Mahabharata (1989), Tell Me Lies (restaurado em 2017).
É autor de diversos livros imensamente influentes, dentre os quais Reflexões sobre Shakespeare 2016), Na ponta da língua: reflexões sobre linguagem e sentido (2019) e Tocando de ouvido: Reflexões sobre música e som (2022), publicados pelas Edições Sesc.
O Artista faleceu em Julho, aos 97 anos de idade.
Ficha Técnica
Tocando de ouvido: reflexões sobre música e som
Autor: Peter Brook
Tradução: José Ignacio Mendes
Edições Sesc São Paulo, 2022
Número de páginas: 95
Crédito – Foto do livro – Divulgação
Tags: britanico, Edições Sesc, Felipe Lucchesi, Jornal Alô Brasília, literatura, livro, musica, Peter Brook, Sesc, Teatro