Menu

21/11/2022, 09:15

A Artesã das palavras

por Felipe Lucchesi

Colunista: Felipe Lucchesi

Nascida em Taguatinga (DF) e criada em Sobradinho, a Escritora, Artesã e Professora, Gabi Vasconcelos, tem Brasília como cenário da história da sua vida pessoal e profissional.
Em parceria com o Ilustrador, Victor Tavares, a Escritora publicou o livro: “Minha Brasília” que possui linguagem poética e adaptada para o público infantil, com ilustrações que imprimem paisagens e lugares históricos da capital e contendo também, dicionário das gírias usadas pelos brasilienses.
No decorrer das 24 páginas, os leitores descobrirão ou (re)descobrirão, uma capital que é muito conhecida por momentos políticos e históricos, mas pouco admirada e reconhecida por todo o contexto cultural que fomenta.



Entrevista com a Escritora
Gabi Vasconcelos


Felipe Lucchesi (Jornalista) – Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre Brasília?

Gabi Vasconcelos (Escritora) – No dia 21 de abril, aniversário de Brasília, eu estava assistindo o jornal local mostrando a programação das comemorações. Na hora tive uma vontade imensa de escrever sobre Brasília na perspectiva de uma brasiliense de cidade satélite, mostrando as melhores vivências de passado e presente. Foi engraçado, e ao mesmo tempo fiquei surpresa, de como o texto fluiu e saiu tão rápido do meu coração para o papel. Também me lembrei muito dos momentos na escola em que sentíamos falta de mais livros e materiais sobre Brasília para as crianças. Depois do texto pronto, fui em busca do ilustrador. Meu critério fundamental era que tinha que ser alguém de Brasília. Pedi indicações em uma editora daqui e me passaram o contato do Victor Tavares, quando bati o olho nas ilustrações, fiquei encantada com o trabalho dele.

Felipe Lucchesi (Jornalista) – As ilustrações no livro além de bonitas, caminham em direção à uma linguagem mais informal. Essa já era a proposta desde o início?

Gabi Vasconcelos (Escritora) – Uma proposta mais informal no sentido infantil, por ser uma linguagem voltada para crianças, mas eu não tinha ideia de como seria, a única certeza é que seria alguém que conhecesse Brasília de perto. Quando vi o trabalho do Victor fiquei muito empolgada pra dar certo dele fazer e ficou muito melhor do que eu podia imaginar. Na primeira conversa ele falou que era carioca e veio morar com a família em Brasília no ano de 2010, fato que já combinou com a história do livro e de Brasília… Conversei sobre tudo o que pensei na construção do texto e passei algumas fotos pra ele e o resultado ficou incrível. Amei!

Felipe Lucchesi (Jornalista) – Acredita que até hoje Brasília carrega um “estigma” por ser a capital federal do país e ainda ser associada apenas à política?

Gabi Vasconcelos (Escritora) – Acredito sim e vejo muito isso ainda. Antigamente nas viagens pelo Brasil ouvia sempre a mesma coisa; que as pessoas daqui eram ricas, envolvidas com políticos, servidores públicos que não trabalham, etc. Hoje vejo muito em comentários, principalmente na televisão, as pessoas se referindo a Brasília de maneira irônica e generalizando a capital de forma ruim ligada a corrupção. Não estou negando os problemas que realmente existem por ser a capital do país, porém acho que devemos reconhecer e valorizar a melhor parte de Brasília.

Felipe Lucchesi (Jornalista) –No livro é citado que Brasília é uma capital que ainda está “em construção”. Você como Escritora e Professora, através do livro, pretende de alguma forma, também “construir” um novo tipo de pensamento?

Gabi Vasconcelos (Escritora) – Com certeza esse é um dos maiores objetivos. Quero destacar os aspectos positivos de Brasília; lugares lindos, diversão, culinária, ecoturismo, arquitetura, cerrado, pôr do sol que é um espetáculo e acima de tudo as pessoas. Gente batalhadora e apaixonada por Brasília. Cada cidade satélite tem sua história especial, peculiar e incrível. O nosso quadradinho não se resume ao plano piloto, aos políticos e riquezas de corrupção. É uma cidade e um povo que acolhe e abraça a todos que chegam. Apesar dos problemas comuns de qualquer cidade grande, Brasília tem a parte humana que é feita de amor, de luta e de muita história.

Felipe Lucchesi (Jornalista) – Há possibilidade de virar uma série de livros contando sobre Brasília? Já pensou sobre isso?

Gabi Vasconcelos (Escritora) – Nossa! O Minha Brasília realmente me despertou para esse desejo enorme em contar e mostrar, principalmente para todo o Brasil, as coisas boas da capital. Temos tanta história viva ainda! Minha mãe com 72 anos adora contar como foi a inauguração de Brasília. Meu pai com 78 anos conta com detalhes como veio de Minas Gerais e como foi começar a vida aqui. Assim como meus pais, temos em cada canto do Distrito Federal idosos com histórias emocionantes de como foi vir pra Brasília e de como tudo começou. Não podemos perder essas preciosidades. Imagino sim esses relatos eternizados em livros, séries e documentários voltados para o público infanto-juvenil.

Felipe Lucchesi (Jornalista) – Como está sendo o feedback dos próprios brasilienses?

Gabi Vasconcelos (Escritora) – Muito legal, gratificante e emocionante. Os adultos amam reviver experiências no livro, as crianças ficam super curiosas com os lugares, as brincadeiras e as frutas que não conhecem e o dicionário das gírias é pura diversão.

Felipe Lucchesi (Jornalista) – Ao escrever: “Minha Brasília”, revisitar seu passado, fez com que descobrisse algo sobre a sua própria história e relação com Brasília?

Gabi Vasconcelos (Escritora) – Descobri o quanto amo ser brasiliense e como sou grata por esta terra. Foi uma oportunidade de homenagear meus pais, irmãos, familiares, amigos e minha amada cidade. É tão bom e gratificante eternizar histórias e momentos importantes. Acredito muito que devemos espalhar o amor e coisas boas, principalmente nos tempos atuais de tanta intolerância e violência.


O livro


Título: Minha Brasília
Autora: Gabi Vasconcelos
ISBN/ASIN: 978-65-00-52583-0
Faixa etária indicada: A partir de 4 anos de idade
Páginas: 24
Preço: R$ 34,16
Onde encontrar: UICLAP

 

Tags: , , , , , , , , , ,