14/02/2023, 09:51
O outro lado da história
por Felipe Lucchesi
Colunista: Felipe Lucchesi
Quinta-feira (09) estreou o documentário: “ Sinfonia de um homem comum ” , tendo direção de José Joffily, que assume a responsabilidade em contar ” o outro lado da história ” que envolve o diplomata José Mauricio Bustani: primeiro diretor-geral da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ), entre 1997 e 2002, que tentou impedir a invasão ao Iraque pelos Estados Unidos, durante o governo de George W. Bush, e acabou demitido por pressão dos americanos.
Após o 11 de setembro, o diplomata passou a ser pressionado pelo governo americano a renunciar ao cargo e, em 2002, os Estados Unidos lideraram uma assembleia para sua destituição. O Iraque foi invadido em 2003 E as armas químicas nunca foram encontradas.
O título do documentário cita ” sinfonia” por conceder aos espectadores, a possibilidade de conhecer Bustani (além dos hofotes que iluminam seus passos profissionais) ao ponto de descobrirem que a música é quem rege seus pensamentos, quando está distante da política.
A obra conta com diversos depoimentos de grandes personalidades políticas do país e do mundo.
Trailer Oficial
Fotos
Sinopse
O diplomata José Mauricio Bustani, primeiro diretor geral da OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas) tentou impedir a destruição do Iraque e, por pressão dos americanos, foi demitido.
Hoje, decorridos 19 anos, situações semelhantes se repetem nos bastidores das organizações multilaterais.??
Ficha Técnica
Direção: José Joffily
Produção: Isabel Joffily
Roteiro: David Meyer, Pedro Rossi, Jordana Berg e José Joffily
Direção de fotografia: Pedro Rossi
Montagem: Jordana Berg
Desenho de som: Felippe Mussel
Mixagem: Bernardo Adeodato
Trilha: Pedro Leal
Produção: Coevos Filmes
Coprodução: Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil
Distribuição: Bretz Filmes
Tags: cinema, diplomata, Documentário, Felipe Lucchesi, filme, Jornal Alô Brasília, José Joffily, José Maurício Bustani, politica, Sinfonia de um homem comum