05/06/2023, 16:15
Novacap contém erosão em área próxima às margens do Córrego Arniqueira
Após avaliação da Defesa Civil, que classificou a região próxima ao Setor Habitacional Arniqueiras como área de risco (R4 – muito alto), a Novacap foi acionada em caráter emergencial, para conter o avanço da erosão do Córrego Arniqueira, que se aproxima das residências colocando os moradores em alerta.
Para conter a degradação do solo, chefe da Divisão de Obras Diretas de Pavimentação Asfáltica Juliane Fortes reforça que, “será necessário mudar o fluxo do leito fluvial, que hoje está há apenas 10 metros das residências, para 64 metros de distância e reaterrar o leito antigo. Nossa equipe estima gastar mais de 15 mil m³ de aterro inerte, sem risco de contaminação do córrego, para estabilizar a área. Nossa missão é garantir que a erosão não chegue perto dos condomínios.” afirmou.
“O Setor Habitacional Arniqueira encontra-se em franco processo de regularização fundiária e dentre os vários problemas decorrentes da ocupação irregular, estão os processos erosivos nas margens dos corpos hídricos. Esta Administração, cumprindo sua função de elo entre os moradores e os demais órgãos de governo, recebe as denúncias e busca da celeridade às suas soluções, a exemplo do processo erosivo que assola a chácara 27 do conjunto 5. Os inúmeros processos erosivos existentes são monitorados pela Defesa Civil, classificando o grau de risco em verde, amarelo e vermelho. No último monitoramento foi detectado que o Condomínio Residencial D´Roma – chácara 27 teve um avanço considerável no processo erosivo, atingindo a cor vermelha de risco, onde a NOVACAP foi acionada, tramitou o processo e agora, para alívio dos moradores, um paliativo é executado no local, até a execução da contratação da obra definitiva”, destaca a Administradora Regional, Telma Rufino.