Menu

11/06/2023, 22:05

Novo herbário abrigará acervo científico do Jardim Botânico de Brasília

O coração do Jardim Botânico de Brasília (JBB) está prestes a ganhar um novo espaço. Com uma área de 393 m² e investimento de R$ 790 mil, a construção das novas instalações do Herbário Ezechias Paulo Heringer, que abrigará todo o acervo científico da estação ecológica, está em fase de acabamento. Além de uma estrutura moderna, o herbário contará com a ampliação da área do acervo de 66 m² para 100 m², possibilitando a visita de pesquisadores e a conexão entre as salas de catalogação e fotografia.

O prédio terá sala de reunião, novo sistema de ar-condicionado, iluminação natural, piso de granitina, laje impermeabilizada, sistema elétrico trifásico, banheiros e copa de apoio aos servidores. Além disso, a sala de catalogação que abriga as espécies do cerrado possui climatizador e desumidificador, que retira a umidade do ar.

“Dada a importância desse espaço e do que ele significa para a ciência, educação e futuras gerações, era necessário construir um novo herbário, em uma espaço moderno, que pudesse comportar as coleções”, explica a diretora-executiva do JBB, Aline De Pieri. “Hoje temos 40 mil espécies catalogadas que estão armazenadas e podem receber visitantes. É um espaço aberto para a comunidade científica. É uma grande aquisição para o Governo do Distrito Federal, para continuarmos sendo um jardim botânico de classe A, o terceiro do Brasil.”

De acordo com a assessora técnica do projeto, a arquiteta Anne Karoline Del Corzo, em breve as instalações serão liberadas para uso. “Estamos nos acabamentos finais, colocando as esquadrias, janelas, vidros e instalações das louças”, detalha. “A estrutura conta com saída de emergência e acessibilidade em todos os espaços, com rampa de entrada, banheiro adaptado, barras de apoio para pessoas com deficiência e corredores amplos.”