11/06/2023, 22:24
Exames aumentam as chances de cura do câncer de intestino
Exames simples, como o de colonoscopia, podem propiciar a detecção precoce do câncer de intestino — do cólon e do reto —, com o aumento das chances de cura. Em 2020, no Brasil, ocorreram 20.245 mortes por causa dessa doença, o quarto tipo de câncer com maior previsão de incidência no país até 2025.
Até 2025, são previstos 704 mil novos casos de câncer por ano. À frente do câncer de cólon e reto (6,5%), em quarto lugar, vêm os de pele não melanoma (31,3%), de mama em mulheres (10,5%) e de próstata (10,2%).
As informações estão na publicação Estimativa — Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.
Dados preocupantes como esses indicam que as doenças do aparelho digestivo têm se tornado cada vez mais comuns, assinala a médica Mariana Gouveia, da Unidade de Gastroenterologia do Hospital de Base, administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF).