Menu

04/02/2019, 20:14

Fittipaldi defende reabertura do Autódromo de Brasília em visita à CLDF

Reativar o Autódromo Internacional Nelson Piquet, atualmente em reforma, a fim de atrair eventos automobilísticos para Brasília foi o tema da conversa entre o ex-piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi; o ex-piloto de Fórmula Indy, Luiz Carlos Júnior; o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente (MDB), e o primeiro secretário, deputado Robério Negreiros (PSD), na tarde desta segunda-feira (4) na Presidência da Casa. Uma Parceria Público-Privada (PPP) para viabilizar a proposta deverá ser discutida ainda hoje (4) com o governador do DF, Ibaneis Rocha, no Palácio do Buriti.

Um dos motivos que trouxe Fittipaldi a Brasília foi a comemoração dos 45 anos do Autódromo Internacional Nelson Piquet no último sábado (2). Bicampeão mundial de Fórmula 1, Fittipaldi destacou que “Brasília tem tradição” no automobilismo brasileiro. Ele mencionou ainda a importância do Kart e dos Kartódromos para os jovens pilotos, uma vez que “o kart é a base do automobilismo”, afirmou.

A reforma parou quando estava em andamento e assim ficou (Dênio Simões/Agência Brasília)

Coração da cidade – O ex-piloto Luiz Garcia Júnior, por sua vez, frisou a localização privilegiada do autódromo: “no coração da cidade”. Ele argumentou conhecer quase todos os principais autódromos do mundo, mas nenhum deles fica em uma localização tão central como o da capital brasileira. Esta localização privilegiada, segundo Garcia, é um dos atrativos para a realização de grandes eventos desse esporte na cidade, o que também fomenta a rede hoteleira e de serviços.

Os deputados Rafael Prudente e Robério Negreiros defenderam a importância de eventos automobilísticos para aquecer a economia local, bem como a presença fundamental de Fittipaldi e Garcia como embaixadores do esporte. Prudente disse ainda que a Casa dará apoio nas articulações junto ao Executivo que visem resgatar o Autódromo Internacional Nelson Piquet, fechado desde 2014.