05/07/2023, 21:38
Reunião trata importância do médico de saúde da família no ensino
A coordenação do curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) formou um grupo de trabalho para tratar da revisão do projeto pedagógico, com o objetivo de debater possíveis mudanças e atualizações na abordagem do curso. O primeiro tópico de estudo com perspectivas de alteração é o eixo Interação Ensino-Serviço-Comunidade, que é abordado da 1ª à 3ª série, quando os alunos são inseridos nos cenários das unidades básicas de saúde (UBSs) para uma programação específica a depender da série cursada.
Para discutir o assunto e destacar a importância da utilização dos cenários de ensino, representantes da Atenção Primária da Secretaria de Saúde (SES) foram convidados a participar da reunião na última segunda-feira (3) e, durante o encontro, se colocaram à disposição para ampliar o debate e encontrar formas de colaborar com a Escs de forma a otimizar os espaços disponibilizados pelo órgão.
Ao longo da conversa, docentes da Escs explicaram a dinâmica do curso e a contribuição dos alunos à comunidade a partir da prática vivenciada nas unidades básicas de saúde (UBSs,)onde realizam atividades e projetos de extensão, como a participação em reuniões educativas, campanhas de vacinação e tabagismo, prevenção da obesidade infantil e demais temas que indiquem a necessidade daquela unidade específica.