10/07/2023, 20:28
Centrô com Samba Urgente no Museu da República
Centrô! É o Samba Urgente que ocupa um dos lugares mais democráticos de Brasília, a área externa do Museu da República, bem ao lado da rodoviária, no centro da cidade. Sábado, 15 de julho, a partir das 20h, o consagrado grupo de samba e choro e convidados especiais vão estar promovendo uma grande festa que marca uma nova fase da carreira desses amigos musicais.
Samba Urgente anuncia o lançamento de dois EPS – Samba Urgente no Festival Urgente 1 e 2 , trabalho que foi gravado no Festival Urgente que aconteceu no ano passado no Setor Comercial Sul, um com músicas autorais e outro com versões de músicas da MPB. E ainda prepara um novo álbum que será lançado neste segundo semestre.
Com isso, o grupo inicia com maior potência a difusão de seu trabalho, ampliando o alcance pelas plataformas digitais. E um pouco do que vem por aí, o público vai poder conhecer durante o Centrô – Samba Urgente no Museu! Mas sem esquecer suas raízes, seu lugar de origem, seu centro, de onde vem toda a energia criativa que move o grupo.
E esse grande momento merece ter convidados especiais para ficar ainda melhor. O Samba Urgente caprichou na lista de participações que dividem o palco com eles: Flor Furacão, Letícia Fialho, Carol Nogueira e Lorena Ly, e Gog. E a noite ainda conta com outras atrações: DJs Odara, Pops e Umiranda, além do grupo de pagode Elas que Toquem, formado só por mulheres.
Centrô é um evento que garante acessibilidade pra galera também. Para isso, teremos uma área especial para surdos, com plataforma vibracional perto do palco, e intérprete de libras durante toda a noite.
E como o frio chegou para valer, o Samba Urgente se uniu com o pessoal do No Setor, para arrecadação de agasalhos e cobertores para doar à população de rua. As doações podem ser entregues lá no próprio dia.
O Centrô-Samba Urgente no Museu é realizado com apoio do Ministério da Cultura e Ministério do Turismo, com realização do Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade e Produção do Samba Urgente e Beco da Coruja Produções.
INGRESSOS – Gratuitos e limitados. Garanta já o seu pelo SYMPLA
Sobre o Samba Urgente
Criado em 2018, o grupo virou atração no cenário musical de Brasília com a proposta de ocupar espaços públicos da cidade com uma animada roda de samba e chorinho. Outra das principais bandeiras levantadas pelo grupo é a ampliação do acesso à cultura.
“Queremos ser um espaço democrático. Mostrar que o samba é um movimento que aceita todas as pessoas, não importa quem sejam. Queremos unir pessoas de diferentes mundos com a música, para aproveitar uma noite com muito samba e choro”, explica Victor Angeleas, bandolinista e um dos fundadores do Samba Urgente.
O Samba Urgente já ocupou, com muita música, locais tradicionais e antes improváveis como o Setor Comercial Sul, o Setor Bancário Sul, e a Piscina de Ondas, sucesso na década de 90, hoje desativada. Com irreverência, transitam do choro ao axé, do pagode ao samba raiz. De Jorge Aragão e Raça Negra a Novos Baianos e Dorival Caymmi, de Araketu a Pixinguinha. Cabe de tudo no Samba Urgente para valorizar a música brasileira.
No grupo de amigos estão músicos como Victor Angeleas, Márcio Marinho e Vinicius Vianna, três dos instrumentistas mais talentosos, formados no Clube do Choro na geração pós Hamilton de Holanda. Arthur Nobre, Augusto Berto e Rafael Pops completam o grupo Samba Urgente. Igor Diniz, André Costa, Valério Xavier e Júnior Viegas reforçam o time de músicos.
ATRAÇÕES E CONVIDADOS
Flor Furacão
Pianista, compositora, produtora musical, arte educadora, atriz e performer, uma multiartista em obras, como ela custama se descrever. Flor Furacão é criadora do Forró Jazz do Cerrado e têm uma jornada de mais de 12 anos de atuação nas artes, seja na educação musical, seja na atuação artística. Premiada pelo Brasília Independente 2022 e pela 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música, Flor vem inovando a cena Musical Brasileira. Este ano prepara o lançamento do primeiro Forró Jazz e uma série de Mini Docs onde nos conta o processo criativo dos seus shows, verdadeiros espetáculos. Acompanhe em @florfuracao
Letícia Fialho
Compositora, cantora e instrumentista nascida em Brasília. De família carioca, traz em suas raízes a vivência quente do subúrbio do Rio, a boemia dos artistas populares, a cultura negra e o carnaval como imagens que pairam no universo da artista e inspiram suas composições. A artista compõe a partir da relação sensível entre a melodia e a palavra. Sua sólida trajetória conta com quatro álbuns: Letícia Fialho (2011), Maravilha Marginal (2018), Purpurina Anzol (2019, Corpo e Canção remix (2021), Abraço do Tempo (2021) e Carta de Fogo (2021).
GOG
Genival Oliveira Gonçalves, é conhecido como GOG, considerado o Poeta do Rap Nacional e sempre se destacou pela letra consciente, politizada e sem o uso de palavrões. Natural de Brasília, tem 11 discos gravados, sendo o artista com maior número de obras solo do hip Hop brasileiro que incluem clássicos como “Brasil com P. e Quando Pai se Vai”. Tem um livro lançado, “A Rima Renuncia” no qual retrata acontecimentos históricos e sua forma de compor.
Carol Nogueira
A cantora Carol Nogueira, nascida no Rio, foi criada em Brasília e a escolheu para iniciar sua carreira musical. Desde criança, sempre gostou de ouvir grandes nomes do samba como Cartola, João Nogueira, Dona vone Lara, Beth Carvalho e muitos que participaram da sua formação musical. Em 2009, começou a cantar profissionalmente e iniciou sua carreira no grupo Maracagalha. Desde 2017, Carol integra o coletivo “Mulheres de Samba”, tendo a oportunidade de estar ao lado de grandes artistas da cidade homenageando ícones femininos do samba. Em 2019, abriu o show de Diogo Nogueira, com este coletivo. Carol também integra o coletivo “Mulheres Presentes”.
Lorena Ly
Lorena nasceu em Mato Grosso – no Brasil profundo – iniciou seu canto destacando-se nos festivais de música, seu compromisso seria mesmo com a música Brasileira, grandiosidade plantada em 16 anos de carreira e muitos palcos diferentes: Abriu shows para grandes artistas, como Délcio Carvalho e Zé Renato, Alcione e Alexandre Pires e homenageou Nelson Sargento com o Show “Lorena Canta Nelson” ao lado do próprio Seu Nelson. Na TV, foi caloura do Programa do Raul Gil, na Band, em 2010, e no programa “Mulheres que Brilham” do SBT em 2012. Já em 2015 se destacou de maneira única no maior programa do gênero, o The Voice Brasil, da Rede Globo. Em 2018 iniciou uma temporada de show no Japão (Tokyo) levando a música Brasileira e o Jazz para ouvintes do mundo todo. Hoje, a mulher doce de voz impecavelmente afinada, vive na Capital federal, empunhando com coragem a bandeira do samba que em sua visão é a música brasileira.
Serviço
Centrô – Samba Urgente no Museu
Dia 15 de julho, a partir das 20h
Ingressos gratuitos e limitados pelo Sympla
Acompanhe mais em @sambaurgente