Menu

01/08/2023, 23:30

Mestre das artes do sertão, comemora 90 anos

Nascido em 5 de agosto de 1933 no Sítio Gameleira, da então São José Egito hoje município de Itapetim, em Pernambuco, Donzílio veio para Brasília, no ano de sua inauguração (1960), para trabalhar na construção da nova capital onde reside até hoje com sua família, que desembarcou por aqui em 1969.

Para celebrar sua trajetória artística de décadas dedicadas a manter viva a cultura do Brasil Nordeste no Brasil Central, cantadores, poetas, violeiros e cordelistas promovem dia 5 de agosto, na Casa do Cantador, em Ceilândia, uma noite de festa e muitas apresentações para reverenciar o grande artista. Entre os Repentistas e Poetas que homenagearão o pioneiro estão Chico de Assis, João Santana, Valdenor de Almeida, Messias de Oliveira, Lília Diniz e muitos outros.

Repentista e poeta desde os 20 anos de idade, quando já escrevia versos em folhas soltas, passou a se dedicar integralmente às artes somente depois de aposentado e segue em atividade até hoje. Atualmente, além de escrever, participa como jurado de competições de repentistas e ministra palestras e oficinas de cordel. O que mostra seu apreço em incentivar a nova geração.

Quando Presidente da Acrespo – Associação dos Cantadores Repentistas e Escritores Populares do DF e Entorno, pavimentou os caminhos para que a Cantoria de Repente se tornasse Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo Iphan. Registro requerido pela associação e formalizado em 2013.

Membro da Academia Taguatinguense de Letras e da Academia de Trovadores do DF, foi um dos fundadores da Academia Ceilandense de Letras e Artes Populares, a qual também presidiu. Em seu verbete no Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos, figura o reconhecimento como Mestre Griô, pelo Ministério da Cultura, e como Mestre de Cultura Popular, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.

A extensa produção literária de Donzílio acumula 20 livros lançados, incontáveis livretos de cordel e participações em inúmeras coletâneas. Como cantador de repente, lançou quatro álbuns e emprestou sua voz e poética a vários outros. Seu desempenho como artista também tem passagens pelo cinema, com destaque para Hollenbach, Um Herói no Coração do Brasil.

 Serviço:

Donzílio Luiz – 90 Anos

Local: Casa do Cantador

Endereço: QNN Quadra 32 Área Especial G, em Ceilândia

Dia e horário: 5 de agosto (sábado), a partir das 18h

Entrada franca e livre para todos os públicos