06/09/2023, 15:10
Sete décadas de conquistas e muitos desafios pela frente
José Carlos Raposo Barbosa*
Ao completarmos sete décadas de existência da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) neste ano, olho para trás com imenso orgulho pelo caminho que percorremos. Desde sua fundação em 1953, a Feaduaneiros tem sido indispensável na defesa e fortalecimento dos profissionais que desempenham um papel crucial na facilitação do fluxo de mercadorias entre as nações.
Apesar disso, nossa história começou há muito tempo. Em 1554, a profissão de despachante aduaneiro era conhecida como “aldeador”. Desde então, nossa jornada tem sido de evolução e adaptação contínua para acompanhar as transformações no cenário global. Hoje, somos os grandes responsáveis por assegurar que as mercadorias cruzem os limites nacionais com conformidade e segurança.
Como presidente da federação há um ano, minha jornada tem sido marcada por um trabalho dedicado integralmente a nos fortalecer enquanto classe. Com 70 anos de história e 12 sindicatos associados em todo o Brasil, vivemos uma nova fase de transformação e progresso. Esta gestão tem sido marcada por mudanças profundas, as quais encaramos com entusiasmo e compromisso.
Por estar nos bastidores do comércio global, a profissão do despachante aduaneiro nem sempre é totalmente compreendida. Portanto, temos a missão de reforçar a importância do profissional para o comércio exterior. Somos necessários para garantir que as engrenagens do comércio internacional funcionem sem problemas, permitindo que as trocas comerciais aconteçam de maneira eficaz e legal.
Nossa luta inclui diversas trincheiras, como uma regulamentação atualizada da profissão e a criação de um conselho nacional para a categoria. Acreditamos que essas e outras medidas são fundamentais para o fortalecimento dos despachantes aduaneiros e para a promoção de um ambiente propício ao desenvolvimento. Com isso, olho para o futuro com otimismo e determinação. Continuaremos a ser a voz dos profissionais, defendendo seus interesses, promovendo a ética e contribuindo para o crescimento sustentável do comércio internacional. Juntos, faremos com que a nossa profissão seja, cada vez mais, reconhecida e valorizada.
Presidente da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros)
Sobre a Feaduaneiros – A Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros foi criada em 21 de abril de 1953, com o objetivo de congregar e representar a categoria econômica dos Despachantes Aduaneiros em todo o território nacional. Suas atribuições incluem a luta pelos direitos e interesses da categoria, com representatividade para conciliar divergências e conflitos entre os sindicatos afiliados, bem como promover a solidariedade e a união de toda a classe profissional; bem como defender os princípios de liberdade para o exercício da profissão, a lealdade na concorrência e a ética no desempenho da atividade profissional.