19/10/2023, 14:45
Escamas Azuis – O Segredo a Cidade de Areia: uma história sobre crescer
Fantasia e realismo se unem no mangá Escamas Azuis – O Segredo da Cidade de Areia
Por: Michel Toronaga
O mangá Escamas Azuis – O Segredo da Cidade de Areia traz uma história sensível e aparentemente infantil. A obra escrita e desenhada por Yoko Komori foi originalmente lançada no Japão entre 2013 e 2014 e agora pode ser lida no Brasil em dois volumes publicados pela editora JBC. Ao começar a ler, é possível que o leitor lembre o clima das animações do estúdio Ghibli. Assim como Meu Vizinho Totoro e Quando Marnie Estava Lá, a história acompanha a nova vida de uma menina que deixa a metrópole para se mudar para uma cidade do interior.
Acompanhada do pai, Tokiko Aoyama passa a morar na casa da avó. A cidadezinha litorânea traz lembranças para ela. A garota lembra que, quando era ainda mais nova, se afogou na praia e foi salva por uma sereia. Isso a motiva a tentar encontrar de novo esta sereia para agradecê-la pelo salvamento. Mas será que estes seres mitológicos realmente existem? Enquanto acompanhamos o novo cotidiano da protagonista, a narrativa apresenta outros personagens, como Narumi, um menino de poucas palavras que sempre está olhando para o mar.
A arte do mangá é limpa e muito agradável, o que facilita a leitura. Há alguns momentos com muitos detalhes, mas no geral o desenho é de uma simplicidade belíssima. Mas a delicadeza da obra da autora não está apenas em seus traços. O roteiro consegue transmitir bem a ideia da infância, com diálogos repletos de sutilezas e momentos tão puros e verdadeiros que fazem qualquer um se lembrar desta fase da vida. Praticamente toda a narrativa é vista sob os olhos de Tokiko, o que aumenta essa sensação de ser criança novamente.
Por outro lado, Escamas Azuis surpreende por não ser tão infantil assim. Apesar de todo o clima fantasioso sobre o segredo que a cidade esconde e o mistério da existência ou não de sereias, há dramas bem humanos e realistas. O motivo de Tokiko ter se mudado para o interior é um dos mais bem guardados e diz respeito à mãe da garota. Algumas pistas são dadas entre os capítulos, mas tudo só é esclarecido na reta final, quando a autora revela o que aconteceu. A questão do amadurecimento é tratada de forma corajosa, sem amenizar o fato de que, na vida, sempre teremos momentos bons e ruins. O equilíbrio entre a inocência da infância com o drama da fase adulta é trabalhado de forma competente. O que fica, no final, é uma mensagem bonita e melancólica sobre os contrastes da jornada de todas as pessoas, usando como metáfora as infinitas ondas do mar.
Escamas Azuis – O Segredo a Cidade de Areia
Autora: Yoko Komori
Editora JBC
Edição completa em 2 volumes
200 páginas
Preço médio: R$ 37,90