Menu

29/12/2023, 15:18

Como a comilança de fim de ano pode prejudicar sua saúde bucal?

Do Natal ao ano novo, famílias e amigos se reúnem para confraternizar em vários momentos. E isso quase sempre acontece ao redor da mesa em que, além dos pratos como o peru e o salpicão, não podem faltar as sobremesas tradicionais, como o panetone, rabanada, pavê e outros. E além dos quilinhos a mais na balança, especialistas apresentam uma preocupação com a saúde bucal durante esse período.

De acordo com a dentista da Clínica Aria, Caroline Vieira, os maiores vilões durante as confraternizações são o excesso de açúcar e o costume de ficar “beliscando” esses alimentos toda hora. “O grande problema é quando a gente consome com muita frequência. Por exemplo, um pouquinho agora, daqui a meia hora mais um pouquinho e depois outro pouquinho. Isso faz com que o PH da nossa boca fique muito baixo, o que não é favorável”, explica a especialista.

Além do açúcar e do costume de beliscar, é preciso ficar em atenção ao consumo de álcool, que pode diminuir a secreção de saliva e causar ressecamento bucal, o que deixa a boca desprotegida e favorável para bactérias se proliferarem e produzirem ácidos que irritam a mucosa, além de causar mau hálito.

A especialista da Clínica Aria ainda alerta para outro risco, que é a possibilidade de sofrer uma fratura dentária na hora de comer alimentos muito duros, como nozes ou até por querer abrir a garrafa com a boca. Nestes casos, para evitar acidentes, é imprescindível o uso de ferramenta adequada.

A principal dica para passar ileso sem começar 2024 com cárie ou mau hálito é não abandonar a dupla escovação e fio dental. “Esse é o combo do sucesso, é o simples que funciona, então, além de consumir de uma maneira adequada, não tão frequente, fazer a higienização após o consumo, principalmente de doces, são as principais orientações”, garante a dentista.