Menu

19/02/2024, 21:25

Lula chama embaixador do Brasil em Israel de volta após reprimenda

O presidente Lula mandou chamar de volta ao país o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer. A informação foi revelada nesta segunda-feira pela coluna Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo. A medida é uma resposta à reprimenda de Israel, que convocou Meyer nesta segunda-feira, (19) para uma reunião realizada no Museu do Holocausto após a fala de Lula no domingo comparando a atuação de Israel em Gaza à perseguição de judeus por Adolf Hitler. 

Após a imprensa revelar o pedido, o Itamaraty divulgou uma nota informando que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, chamou Frederico Meyer para consultas e que ele retorna ao Brasil amanhã. Na nota, a pasta também informa que o chanceler brasileiro convocou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, para que compareça nesta segunda ao Palácio do Itamaraty, no Rio, onde Mauro Vieira está para a reunião do G20.

A convocação do embaixador por Lula é mais um episódio do imbróglio envolvendo os dois países desde que o presidente Lula subiu o tom contra o massacre de palestinos promovido pelas forças militares israelenses e comparou o que está ocorrendo na Faixa de Gaza com as atrocidades cometidas por Hitler contra os judeus na Alemanha nazista. 

Com o retorno de Meyer ao Brasil, a embaixada em Israel deve ser comandada por um encarregado de negócios.