31/03/2024, 13:00
Cia Lumiato leva “Memória Matriz” para o Riacho Fundo I
Depois de uma temporada na Caixa Cultural, a Cia Lumiato – pioneira no teatro de sombras em Brasília –, parte para Riacho Fundo com o seu mais novo espetáculo “Memória Matriz”, que aborda o universo feminino e a situação das mulheres na contemporaneidade.
As apresentações, com entrada franca, serão nos dias 5 e 6 de abril, às 19h, no Instituto Federal (IFB) do Riacho Fundo I e incluem libras e audiodescrição. A produção disponibilizará, ainda, transporte para pessoas cegas. As atividades da Cia Lumiato serão complementadas com uma oficina de Teatro de Sombras voltada para estudantes, professores e artistas daquela comunidade. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Formada originalmente há mais de 10 anos em Buenos Aires (hoje residente no Riacho Fundo – DF) pela dupla Soledad Garcia e Thiago Bresani, a Cia Lumiato é a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil.
A dedicação exclusiva ao gênero permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético para encantar adultos e crianças. Com essa ideia maturada, a companhia oferece “Memória Matriz” agora ao público do Riacho Fundo.
Com toda a beleza visual do teatro de sombras – que inclui aqui a utilização da fotografia analógica como expressão da memória –, o espetáculo aborda o universo feminino e as determinações do processo de constituir-se mulher na atual sociedade. Este é o primeiro espetáculo da Cia Lumiato concebido exclusivamente para o público adulto.
“Memória Matriz” põe em cena a relação entre uma mãe e uma filha, atravessada pelos legados geracionais e as tecnologias de gênero que um determinado momento histórico impõe no processo de constituir-se “mulher”. As memórias das relações familiares são simbolicamente apresentadas, conduzindo a protagonista a se reencontrar com o passado, abrindo novos caminhos e possibilidades de escolha.
Este novo trabalho da Cia Lumiato traz para cena brasiliense a diretora argentina Ana Alvarado, considerada uma expoente da cena contemporânea e precursora do teatro de objetos para adultos no seu país de origem, onde desenvolve um precioso trabalho de pesquisa sobre o hibridismo entre artes visuais e as artes cênicas. A proposta também traz pela primeira vez uma atriz convidada, Katiane Negrão, artista do teatro de animação e da dança, que vem trabalhando em parceria com a companhia para realizar a montagem protagonizando o espetáculo.
Segundo Soledad, a montagem se baseia na memória de quatro gerações de mulheres, histórias que ela escutou de sua avó, sua mãe e suas tias enquanto olhavam fotografias familiares ou enquanto observava como elas costuravam vestidinhos de bonecas. “Essas histórias trazem sempre uma carga emotiva e nos constituem como mulheres, falam muito de um passado comum a todas e dos dispositivos de gênero que atualmente continuam nos atravessando”, explica a idealizadora e também fundadora da Cia Lumiato Soledad Garcia.
Soledad acrescenta que o espetáculo propõe trazer para a atualidade um contexto reincidente nos atravessamentos da construção da identidade de gênero feminino, onde os dispositivos amoroso e materno, são utilizados para construção simbólica da história. Essa concepção veio, inclusive, por meio do estudo das perspectivas de gênero iniciados pela escritora e filósofa Simone de Beauvoir e das pesquisas atuais da professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília, Valeska Zanello.
A Cia Lumiato aterrissará, ainda, no Recanto das Emas para uma apresentação exclusiva para os estudantes do EJA da Escola CEF 206, nos dias 29 e 30 de abril. A cidade também receberá a Oficina Sombra em Cena, nos dias 15 e 16 de maio.
Oficina de Teatro de Sombras
A oficina “Sombra em Cena” será ministrada por Thiago Bresani e Soledad Garcia, apresenta os componentes desse tipo de encenação: luz e sombra. Exercícios práticos servem como estímulos para treinar os participantes no reconhecimento da sua própria sombra, assim como de objetos planos e tridimensionais, manipulação de silhuetas e luzes como formas de criação e as funções simbólicas dos componentes para compor a cena.
A oficina é voltada para educadores de todos os níveis, estudantes universitários, diretores, bailarinos, atores, bonequeiros, cenógrafos, iluminadores, artistas plásticos, músicos, cineastas, psicólogos, publicitários, comunicadores, arte-educadores, contadores de histórias, etc.
As inscrições são limitadas e estão abertas até 4 de abril. Os interessados podem acessar o link pelo instagram @cialumiato
Sobre a Cia Lumiato
A companhia de teatro Lumiato foi criada no ano de 2008, em Buenos Aires, Argentina, por Soledad Garcia e Thiago Bresani, durante sua formação como bonequeiros na Universidade de San Martin, onde estudaram várias linguagens do teatro de formas animadas, produzindo espetáculos, oficinas e apresentando em festivais da América Latina. É a primeira companhia a pesquisar, produzir e difundir o teatro de sombras na região centro-oeste do Brasil. Utilizou nos primeiros trabalhos técnicas de bonecos de luva, mesa, circo e a partir de 2012 passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo. A dedicação exclusiva ao gênero da sombra permitiu o aprimoramento técnico e o desenvolvimento estético dessa arte, encantando adultos e crianças com projetos de caráter regional, nacional e internacional.
Para mais informações:
Instagram: https://www.instagram.com/cialumiato
Site: https://www.cialumiato.com
SERVIÇO:
“Memória Matriz” – espetáculo com a Cia. Lumiato
Local: Ginásio do IFB do Riacho Fundo I (Av. Cedro AE 15 Q 16 – Riacho Fundo I)
Datas: 05/04 e 06/04 (sexta e sábado)
Horários: às 19h
Entrada Franca
Duração: 50 minutos (aprox.)
Classificação: 16 anos
Libras e audiodescrição disponíveis.
Transporte para pessoas cegas (Informações: 99664.8970)