05/06/2024, 17:19
PCDF prende 160 autores de crimes ambientais em um ano
Nesta quarta (5), quando se comemora o Dia do Meio Ambiente, a Coordenação Especial de Proteção ao Meio Ambiente, à Ordem Urbanística e Animal (Cepema), da Polícia Civil do DF (PCDF), comemora, além da defesa dos animais, a importância do combate ao desmatamento e a parcelamentos irregulares, mediante a apresentação de importantes números. No último ano, foram 160 autores de crimes ambientais presos em 70 operações policiais, o que revela o comprometimento da PCDF no combate aos crimes ambientais.
Por meio das delegacias ligadas à corporação, foram feitos 39 autos de prisão em flagrante, que culminaram com a detenção de 125 autores dos mais diversos crimes ambientais. Além disso, foram presos 35 autores de crimes ambientais de menor potencial ofensivo, e contra eles foram lavrados 25 termos circunstanciados. Nessas operações, foram apreendidas dezenas de instrumentos utilizados em crimes, como tratores, caminhões e motosserras.
A Cepema, por meio da Delegacia Especial do Meio Ambiente (Dema) e da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), continua atuante no combate aos crimes ambientais e crimes contra os animais, respectivamente.
“Neste Dia do Meio Ambiente, a PCDF reforça o seu compromisso com a proteção da fauna silvestre, dos animais e do meio ambiente no Distrito Federal. As equipes da Cepema, em especial, além de outras unidades policiais que sempre nos apoiam, trabalham incansavelmente para combater crimes ambientais, realizar resgates de animais em situação de risco e, ainda, promover a conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental. Contamos com a colaboração de todos para construir um futuro mais verde e sustentável para o nosso planeta”, destaca o coordenador da Cepema/PCDF, delegado João Maciel Claro.
*Com informações da PCDF