31/10/2024, 14:59
Menos Pior
– E aí, dona Zuleica? O que achou do resultado das eleições?
– Ruim, mas totalmente esperado.
– É?
– Sim! Estamos no meio de uma onda de direita. Enquanto as esquerdas não aprenderem a remodelar seus discursos e propostas para enfrentar essa nova realidade, perderemos espaço. Mas, diante do risco que corremos, até que saímos no lucro.
– Foi?
– Sim! Poderíamos ter perdido mais cidades para os extremistas, mas fomos salvos pelo Centrão.
– E isso é bom?
– O Centrão é fisiológico, corrupto e também defende pautas liberalóides, como as privatizações, por exemplo…
– Mas, privatização é bom, não é?
– Você acha?
– Não dá pra comparar o atendimento que você tem no hospital particular com o que eu tenho no SUS, né?
– Não. Mas também não dá para comparar a segurança que você tem com o SUS com o desespero das pessoas, que não têm plano de saúde, lá nos States. Você mesma veio me mostrar aquele caso, da mulher que foi colocada pra fora do hospital porque não podia pagar o atendimento e morreu na rua.
– E qual é a solução?
– Que os governos invistam mais em saúde e educação, para oferecer serviços públicos de qualidade à população.
– Daí, ninguém mais vai querer pagar médico ou escola particular.
– Seria lindo, mas a defasagem, hoje, é tão grande, que ainda haverá diferenças importantes que justifiquem pagar pelos serviços.
– É… Mas e se realmente ficasse bom igual?
– Ai, Helena! Não me aperta. Não sei. Não sou gestora pública. Tem que haver solução. Em vários países, como o Reino Unido e o Canadá, existe saúde pública gratuita e em países como Alemanha e Dinamarca, educação. Mas, que privatizar não é a solução, não é. Você vê o caso da ENEL. Para maximizar os lucros, reduz o quadro de pessoal, sucateia os equipamentos e, aí, quando vem um evento como aquele da semana passada, é incapaz de recuperar o sistema, deixando a população às escuras por dias. Depois que enche as burras de dinheiro, entrega a concessão valendo muito menos do que quando comprou e fica por isso mesmo.
– Mas, se é assim, porque é que todo mundo é a favor da privatização?
– Todo mundo, não, Helena. Muita gente é contra. Alguns contra qualquer privatização. Outros, como eu, contra a privatização de serviços essenciais e monopólios. Mas, as pessoas se deixam enganar sobre as vantagens das privatizações porque existem ações muito contundentes de desvalorização do público. Donos de escolas e hospitais ou planos de saúde não têm interesse que a educação ou a saúde pública sejam boas, porque perderiam dinheiro. E alguns governos têm interesse nas privatizações porque o valor das vendas aumenta o caixa, facilitando a reeleição, então reduzem investimento para piorar a qualidade dos serviços. E essas forças atuam sobre a imprensa, que faz pesada propaganda contra o serviço público.
– Mas, se o Centrão cresceu tanto nessas eleições e é a favor disso, porque você acha que o resultado não foi tão ruim?
– Porque, em muitos casos, a alternativa era muito pior. Extremistas de direita, não apenas dispostos a reduzir e até eliminar direitos das minorias e trabalhadores, mas também, de atacar as instituições democráticas.
– Tendi.
– E você? O que achou das eleições?
– Ótimas!
– Sério? Por quê?
– Porque eu não tive que votar.