06/03/2019, 14:33
MPDFT acompanha prisão de Líder do PCC no Distrito Federal
Foi preso o homem apontado como um dos líderes da célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Distrito Federal. O Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional Nupri/MPDFT acompanhou a operação, realizada pela Polícia Civil do DF, em Uberlândia (MG).
G. M. M. ocupava a função de liderança denominada “Geral da Rua”, responsável pelo auxílio e coordenação dos membros da organização criminosa que estão em liberdade, promovendo a prática criminosa e a cooptação de novos participantes para o grupo.
Ele foi denunciado pelo MPDFT na operação Fora do Ar, deflagrada em dezembro do ano passado, após ameaças feitas pelos integrantes da facção a servidores e autoridades ligadas ao sistema prisional. Além disso, o grupo planejava incendiar transportes públicos e cometer outros atentados.
Desde então, o homem estava foragido e, mesmo com mandado de prisão expedido contra ele, mantinha-se atuante nas ações em prol da organização, com a disseminação da ideologia do grupo e o incentivo à expansão da facção na região do DF e do entorno.
Para o MPDFT, G.M.M possui alta periculosidade e sua liberdade representava grave risco para a segurança pública do Distrito Federal. Ele também é apontado como um dos responsáveis pela condução do julgamento de integrantes considerados traidores da facção em um Tribunal do Crime instaurado pelo PCC.