Menu

07/10/2024, 08:00

A luta pelo poder

por Felipe Lucchesi

Colunista: Felipe Lucchesi
Foto: Telmo Junior



O dramaturgo Abílio Pereira de Almeida destacou-se pela qualidade de sua obra e pela relevância que teve para o teatro e o cinema brasileiro, especialmente em São Paulo, entre as décadas de 1940 e 1960. Foi o autor nacional mais encenado pelo Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Suas peças eram vistas pelo público como “espelhos dos descaminhos éticos da sociedade”, repletas de realidade e atualidade.
Em projeto que revisita a dramaturgia brasileira, o Grupo Carriola traz aos palcos a obra Paiol Velho, que estrou em 1951 no TBC, com direção de Ziembinski e com atuação aclamada da atriz Cacilda Becker.
Além de criticar as relações de poder e machismo, Paiol Velho aborda as dinâmicas sociais que entrelaçam os habitantes do interior e a elite urbana. Os diálogos refletem um linguajar coloquial, que diferencia os personagens citadinos dos que vivem no campo, enquanto as características dos personagens são mais evidentes nas ações do que em profundos desenvolvimentos psicológicos.
Nos três atos, momentos de tensão são gerados pela encenação dos atores, pela iluminação e trilha sonora, composta especialmente para o espetáculo. O figurino foi cuidadosamente selecionado em brechós e bazares, refletindo as características de cada personagem, conectando-se aos seus aspectos psicológicos e comportamentais, além das cores estarem alinhadas a temática da terra. 



Sinopse



A história começa com o casal Tonico e Lina, que administram uma fazenda cafeeira em meio à um casamento conflituoso. A rotina do casal é quebrada com a chegada de Mariana e seu filho João Carlos, os proprietários da terra que vivem na capital. A visita se deve à desconfiança de que Tonico estaria desviando parte dos lucros com a venda das safras, o que, de fato, ocorre, já que o administrador acredita ter direitos de propriedade sobre a fazenda, já que a administrou por muitos anos, enquanto os verdadeiros donos apenas desfrutavam do dinheiro com uma vida luxuosa na cidade. A trama evolui para traições, vícios e ambições que culminam em um final surpreendente e impactante.



Serviço



Paiol Velho
Temporada: Até 2 de novembro, sextas e sábados, 20h
Teatro Maria Della Costa

(R. Paim, 72 – Bela Vista, São Paulo – SP)
Estacionamento ao lado
Teatro possui acessibilidade
Texto: Abílio Pereira de Almeida
Direção: Ricardo Brighi
Elenco: Davi Bosio, Guilherme Vendramim, Jéssica Fioramonte, Jorge Pitta, Júlio Sbarrais, Jussara Nascimento, Kliferson Ressurreição, Leobina Bezerra, Leo Nogueira e Ricardo Brighi.
Gênero: drama
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$ 60,00 | R$ 30,00
Vendas via Sympla

 

Tags: , , , , , ,