30/09/2019, 07:14
Ações de infraestrutura ajudam agricultores a produzir o ano inteiro
Irrigar a produção no período da seca sempre foi um desafio para a grande maioria dos produtores rurais do Distrito Federal. Para amenizar esse problema, a extinta Fundação Zoobotânica criou os canais de irrigação por todo o DF. Com o passar do tempo, muitos desses canais foram se deteriorando e, para amenizar essa situação, estão sendo realizadas obras de revitalização e tubulação desses canais.
A Secretaria de Agricultura realizou a entrega de mais um desses canais que tiveram suas obras concluídas. Cerca de 30 produtores da Colônia Agrícola Lamarão, no Paranoá, terão mais água para suas lavouras no próximo período de seca. O canal possui cerca de 6,5 quilômetros de extensão, com potencial para irrigar cerca de 120 hectares, e teve seus últimos 3,5 quilômetros de obras finalizados neste ano, ao custo de aproximadamente R$ 800 mil.
Segundo o secretário de Agricultura, Dilson Resende, o revestimento dos canais de irrigação aumenta a disponibilidade da água e facilita a organização dos produtores no uso dessa água. “Pra você ter uma ideia, um canal não revestido a céu aberto, tem uma perda mínima de 50% por evaporação e infiltração, além da possibilidade de animais que entram, de fuga d’água por falta de manutenção, entre outros problemas. Agora, com o canal tubulado e enterrado, esses problemas não existem mais”, destacou.