09/03/2023, 09:08
Ações do GDF promovem protagonismo da mulher do campo
O empoderamento econômico das mulheres rurais como agricultoras, empresárias e líderes comunitárias contribui para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar e alcançar a igualdade de gênero. No Distrito Federal, das mais de 16 mil propriedades cadastradas na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), 5.379 são de mulheres proprietárias ou coproprietárias.
Neste Dia Internacional da Mulher, a representatividade feminina no campo e os desafios enfrentados por elas são temas a serem reforçados e discutidos. Responsável pela coordenação de atividades voltadas às mulheres, a extensionista da Emater Selma Tavares defende que é preciso reconhecer a importância da mulher na comunidade em que se encontra inserida, bem como o seu papel essencial na atividade agrícola, no sustento familiar ou na gestão dos recursos naturais.
“Uma de nossas missões é dar condições para o protagonismo feminino, assegurar a inclusão dos talentos, habilidades, experiências e energia das mulheres requer ações afirmativas e políticas públicas”, afirma a gestora. Pensando nisso, a Emater criou o Projeto de Valorização da Mulher Rural, que inclui ações nas áreas social, produtiva e de inclusão em políticas públicas distritais e federais.