11/06/2019, 23:22
Adasa define novas metas para reservatórios
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no Diário Oficial do DF, a Resolução de n° 8, que estabelece as curvas de referência do nível dos reservatórios do Descoberto e do Santa Maria.
O estudo define as metas para o volume útil do reservatório ao final de cada mês e serve de parâmetro para o monitoramento e manutenção da segurança hídrica.
Para o reservatório do Descoberto, que está com capacidade máxima desde 27 de dezembro do ano passado, a meta para o volume útil no fim de junho é de 92%.
Em agosto, período crítico de estiagem, 69% e em dezembro 64%, conforme quadro abaixo. Qualquer alteração que contrarie as expectativas implicará na adoção de medidas para a manutenção dos volumes estabelecidos pela Resolução.
Para o reservatório do Santa Maria (veja gráfico abaixo), que está com 100% de sua capacidade desde 19 de maio, a meta é de 96% no fim de junho, 83% em agosto; 69% em outubro e novembro e 72% em dezembro.
Se confirmadas as expectativas, a Caesb, que atualmente capta 4,3m³/s do reservatório do Descoberto, poderá aumentar sua captação para 4,5 m³/s em setembro e outubro – se o volume útil for igual ou superior a 73%, em 31 de agosto – e em até 5,0m³/s quando houver transbordamento.