08/01/2019, 11:50
Adelmir Santana renuncia à presidência do Sistema Fecomércio
Em reunião extraordinária de Diretoria realizada no fim da tarde de ontem (7), o presidente do Sistema Fecomércio no Distrito Federal, Adelmir Santana, anunciou a sua renúncia aos cargos que ocupa no Sistema. Adelmir afirmou que cumpriu as tarefas que lhe foram delegadas e que sai com o sentimento de missão cumprida, tendo presidido a Fecomércio, o Sesc, o Senac e o Instituto Fecomércio no DF pelos últimos 17 anos.
No entendimento de Adelmir Santana, é preciso renovar o Sistema e promover alterações para gerir ainda melhor as entidades. Porém, ele reconhece que está há tempo na presidência, além de ter perdido a eleição para presidir a CNC, o que era uma das principais justificativas para sua reeleição. Por isso, prefere deixar o cargo e continuar a colaborar como empresário do setor.
No lugar de Adelmir, assume interinamente a presidência do Sistema Fecomércio-DF o primeiro vice-presidente, Francisco Maia. Segundo o Estatuto da Fecomércio, o presidente interino deve convocar nova eleição, no prazo de 30 dias, a contar da data da vacância, para escolher, dentre os membros efetivos da Diretoria, o novo presidente para completar o mandato.
Dois nomes manifestaram interesse em participar da disputa pelo comando da Fecomércio-DF. São eles: Hélio Queiroz, presidente do Sinfoc-DF e Edson Castro, do Sindivarejista. Os dois concordaram em compor uma chapa juntos para pleitearem os cargos de presidente e vice das instituições.