12/12/2018, 07:57
Agentes culturais terão identidade digital e novo portal
Para facilitar e concentrar o acesso a serviços e políticas culturais, a Secretaria de Cultura lançou na noite de ontem, duas novas ferramentas tecnológicas: o Portal da Cultura — plataforma virtual que agrega serviços culturais — e o ID Cultura — cadastro.
A cerimônia de lançamento foi no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), com a presença de agentes culturais do Distrito Federal.
O novo portal poderá ser acessado a partir de hoje (12), no endereço portalcultura.df.gov.br.
Com o Portal da Cultura será possível encontrar, em um mesmo ambiente virtual, editais e chamamentos públicos, programação cultural atualizada pelos próprios organizadores e o mapa da presença de artistas locais no Brasil e no exterior, além de uma coletânea de dados e imagens sobre a cultura do DF.
Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, é muito importante que os artistas e coletivos se apropriem dos instrumentos. “[O intuito] é ampliar a participação social e gerar processos otimizados de gestão pública. É facilitar a vida do produtor cultural e dos gestores públicos”, resumiu.
O ID Cultura é uma espécie de identidade digital e agregará os dados cadastrais dos profissionais do setor em Brasília. A ideia da ferramenta foi apresentada no 1º Seminário de Informações e Indicadores Culturais, em junho deste ano. Desde então, estava em fase de testes e era usada apenas para o Mapa nas Nuvens(ferramenta de cartografia cultural do DF).