Menu

11/07/2021, 18:22

Albergues viram escolas para abrigar 5,6 mil alunos

Duas grandes estruturas que estavam abandonadas desde 2014 foram recuperadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) e, em breve, vão se transformar em centros de ensino públicos. Os antigos albergues de São Sebastião e Planaltina, que nunca chegaram a funcionar, estão com as obras a todo o vapor e atingiram 60% de execução cada. Os novos espaços vão abrigar 5,6 mil alunos. O investimento do GDF na adaptação dos espaços é de cerca de 4,5 milhões.

Em São Sebastião, a Coordenação Regional de Ensino (CRE), que até então funcionava em prédio alugado, já está ocupando as instalações do antigo albergue. Uma mudança que representa uma economia anual de pelo menos R$ 133 mil.

A obra do novo Centro de Línguas (CIL) de São Sebastião – que também vai funcionar no local – já foi finalizada. Quando as aulas presenciais da rede pública forem retomadas, o espaço vai abrigar até três mil alunos divididos em três turnos. O antigo CIL atendia um terço deste número de alunos e funcionava de forma improvisada no Centro de Ensino Fundamental Cerâmica São Paulo.

Para essas duas estruturas foram investidos R$ 1,5 milhão, recurso do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf). Com os valores foi possível, ainda, a construção de uma oficina de panificação que fica em um espaço dentro da regional de ensino, e toda a produção será revertida para consumo dos alunos do CIL.