14/04/2020, 20:44
Alimentação saudável ajuda a fortalecer imunidade
Neste período de quarentena, em que “prevenção” é a palavra-chave para impedir a disseminação do coronavírus, é natural que a preocupação com a saúde aumente, principalmente para pessoas que integram os chamados grupos de risco. Idosos, diabéticos, hipertensos e quem tem insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica são mais suscetíveis ao vírus e, por isso, necessitam fortalecer o sistema imunológico. Segundo especialistas, uma alimentação saudável, embora não seja suficiente para combater a doença, tem um importante papel no aumento da imunidade, ampliando assim as chances de defesa do organismo.
A docente da Anhanguera de Brasília – Pistão Sul, Thaliane Dias Mack, orienta uma dieta a base de alimentos in natura. “O melhor agora é evitar produtos industrializados e investir em frutas, verduras, cereais integrais e cortes magros de carne. “Goiaba, acerola, kiwi, limão e laranja são fontes de vitamina C que podem auxiliar muito no fortalecimento da imunidade. Sugiro também ingerir boas fonte de proteínas, como ovos e cortes magros de frango, bovino e suínos, além de caprichar na ingestão de alimentos com fibras, como os cereais integrais e aumentar o consumo de água, para um bom funcionamento intestinal”, explica.
As oleaginosas como castanhas, amendoins, nozes, de acordo com a especialista também são recomendadas, pois contém zinco e selênio, que são antioxidantes e, consequentemente, fortalecem o sistema imunológico. Vale também incluir abacate e coco, que além de compostos antioxidantes, auxiliam na saciedade.
O consumo de saladas no almoço, com folhas verde-escuras, que oferecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, também são dicas importantes.