Menu

07/10/2020, 22:36

Alojamentos provisórios por mais 90 dias

O GDF prorrogou por mais 90 dias o contrato com a organização sem fins lucrativos responsável pelo alojamento provisório montado no Autódromo Internacional de Brasília para acolher pessoas em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus. O termo de prorrogação foi publicado na edição desta quarta (7) do Diário Oficial do Distrito Federal.

O novo acordo entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e o Instituto Tocar, responsável pelo acolhimento no Autódromo, começou a valer no último dia 4 e vai até 1º de janeiro de 2021. O alojamento provisório já havia recebido uma primeira prorrogação de contrato em julho. A extensão do contrato com o Instituto Mãos Solidárias, responsável pelo alojamento temporário de Ceilândia, está prestes a ser finalizada.

Montado para proteger a população em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia, o alojamento do Autódromo vem cumprindo seu papel com louvor: até o momento, nenhum caso de contaminação in loco por Covid-19 foi registrado no local em seis meses de operação. O abrigo começou a operar em abril, tem capacidade para atender até 200 pessoas e, desde o início da operação, acolheu 792 pessoas em situação de rua.

A secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, comemorou a prorrogação dos trabalhos no alojamento do Autódromo e reforçou a importância dele para o trabalho realizado pela pasta. “A renovação do contrato mostra o compromisso em atender a nossa população de rua com respeito e garantia de direito. No local estão sendo realizadas atividades que trabalham a autonomia dos acolhidos, são oficinas de capacitações, cursos de artes, grafite, como também as aulas de português e outros cursos”, destaca.