01/03/2021, 16:06
Andréa Aiko lança oficialmente seu álbum “Quero De Novo”
Cantora, compositora e patinadora radicada em Brasília, Andréa Aiko inovou na pandemia e fez o que mais sabe e gosta de fazer: arte. De forma independente, ela vem desde agosto de 2020 preparando o álbum Quero De Novo, um EP de seis músicas que teve os videoclipes lançados ao longo do segundo semestre do ano passado e início deste ano.
Agora, ela encerra o álbum com a última canção Como Você, um samba de gafieira que chega para animar todos e trazer alegria e esperança em 2021. Confira: ANDREA AIKO – Como Você [ video clipe oficial ] – YouTube. Já no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher que em 2021 cai numa segunda-feira, ela irá disponibilizar Quero De Novo em todas suas plataformas digitais. Informações: Instagram: @andreaaiko
“Foi um processo independente e feito com muito amor nesta pandemia. Produzir este primeiro álbum em tempos aonde as pessoas estavam precisando de esperança, acolhimento. Cada música minha traz um sentimento de positividade. Sobre Como Você, última do álbum, escolhi ela para encerrar o EP por ser uma canção alegre, que fala de amor e da vontade de amar. Acredito que se a gente puder espalhar amor para as pessoas próximas, teremos um mundo cada vez melhor”, declara feliz a artista.
Como Você foi uma música feita com a parceria de Zeca Bahia (compositor de Porto solidão) e com o arranjo do seu sempre parceiro William Ribeiro. “É uma canção bem-humorada e bem brasileira. Vamos nos animar porque passaremos e venceremos juntos o coronavírus”, fala, esperançosa.
Com uma mistura da nova música popular brasileira com samba e baião, Aiko conquistou o público não apenas com seus gingados, mas também com suas letras reflexivas. Em janeiro deste ano, ela lançou o videoclipe da quinta canção do EP. A faixa Velho Amigo fala de reencontros, lembranças e conta com a presença do patinador Eduardo Gravina que, junto a ela, dá um show de patinação no clipe. Confira: ANDREA AIKO – Velho Amigo [ video clipe oficial ] – YouTube.
Agora, em sua última faixa que também conta com videoclipe, Andréa dá um exemplo de resistência e de amor em plena pandemia.
“Mal sabia eu da importância que esse projeto alegria teve na minha vida. Especialmente por causa da pandemia. Foi um ano muito duro, limitado, com perdas inestimáveis, com muitos desafios para todas as áreas, para todas as pessoas… esse projeto me ajudou a manter a mente sã, porque me ajudou a ficar mais focada, com muitas coisas novas a aprender e fazendo o que mais amo”, conta.
Sobre Andréa Aiko
Ela é carioca de nascença, mas passou anos da sua vida percorrendo as terrinhas de Minas Gerais e se instalou na capital federal, onde começou nova na música. Desde os seus seis anos, Andréa Aiko já estudava no Instituto de Música de Brasília. Passou oito anos estudando piano clássico. Depois, o amor foi para o violão popular e, em seguida, para o violão clássico. Ainda, estudou teoria musical, fez ballet, patinação artística e coral, este último essencial para sua voz e carreira. A paixão pelo canto era tanta que, mesmo formando em Zootecnia em Viçosa (MG), ela continuou a cantar na Universidade que também tinha espaço para o coral e para outras apresentações musicais. “Foi aí que comecei a gostar de cantar com banda”, diz. Funcionária atualmente do Banco do Brasil, ela também participou de um concurso musical realizado para os funcionário do BB, onde gravou um CD com a produção musical de Renato Vasconcelos e tomou gosto por gravar música em estúdio. Andréa fez ainda inscrição para o concurso de talentos do Faustão – Rede Globo, onde foi selecionada para a primeira etapa. Em 2004, ela teve sua segunda experiência em gravação em estúdio no concurso da FENABB, produzido pelo músico Raimundo Fagner. Em 2008, aproveitou as suas composições autorais para gravar com o pianista Ricardo Nakamura no álbum Tão Simples, um disco puxado para o jazz, com 12 músicas, que ainda pretende lançar.