Menu

20/02/2023, 15:08

Animais em risco de extinção ganham cuidados especiais no Zoo de Brasília

O que o cervo-do-pantanal, o axolote, a ariranha e a ararajuba, animais tão diferentes, têm em comum? Todos são espécies ameaçadas de extinção. O Zoológico de Brasília, que tem o objetivo de promover um ambiente adequado a animais em dificuldade de se manterem no seu ambiente natural, possui algumas espécies ameaçadas e proporciona as condições adequadas para a reprodução destes indivíduos.

O axolote, um anfíbio, é originário dos lagos mexicanos e está classificado como “criticamente em extinção”. Por ser um animal exótico, ele é capturado para ser exibido como “peixe ornamental”. Portanto, o tráfico e a perda de seu habitat são as principais causas de extinção do animal. A supervisora de Manejo de Fauna do Zoológico de Brasília, Mariana de Carvalho, disse que os três exemplares do axolote existentes no Zoo da capital são fêmeas. Uma chegou em Brasília em agosto de 2019 e as outras duas em janeiro de 2022. Ele se tornou popular por ser um dos personagens do jogo infantil de videogame Minecraft.
Perguntada sobre a expectativa de o Zoológico de Brasília conseguir um macho, o que tornaria possível a reprodução da espécie, Mariana respondeu: “Esse animal não pode ser criado com pet, então só chegam no Zoológico por meio de apreensão do tráfico. Então, caso seja apreendido algum macho, a gente tem a expectativa sim de trazer para cá e começar um plano de conservação da espécie”, disse. Com sua carinha engraçada, o axolote é neotênico, que é quando o indivíduo mantém as características de larva, mesmo depois de chegar a fase adulta. Ele também tem a capacidade de se regenerar, caso perca alguma parte do corpo.