02/02/2022, 21:17
Apoio de distritais para aprovar a Lei de Uso e Ocupação do Solo em 2022
O Distrito Federal está no caminho certo para a retomada da economia, conforme aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pela Codeplan e pelo Dieese. Os resultados da pesquisa mostraram que a taxa de desemprego total diminuiu 2,4 pontos percentuais no último ano (dezembro de 2020 a dezembro de 2021), passando de 19,5% para 17,1%.
No mesmo intervalo de tempo, a taxa de pessoas com 14 anos ou mais, englobadas no mercado de trabalho, sendo elas ocupadas ou desempregadas, conhecida como taxa de participação, cresceu de 65,1% para 65,7%.
A justificativa para a redução do contingente de desempregados nos 12 meses foi o aumento do nível ocupacional – 100 mil postos de trabalho – superior ao acréscimo da População Economicamente Ativa (PEA) – 57 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho. Houve também um aumento do assalariamento no setor privado com e sem carteira assinada, do assalariamento no setor público, do trabalho autônomo e do emprego doméstico. “Essa divulgação da PED traz dados positivos a respeito da dinâmica do mercado de trabalho no DF, principalmente da redução da taxa de desemprego (15,9%), mantendo a tendência de queda desde junho do ano passado, e mostrando que, apesar do cenário geral, houve recuperação da renda para os 10% mais pobres da população ocupada do DF”, disse a diretora de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan, Renata Florentino.